“VAMOS POR OS PINGOS NOS ‘IS’”: ASPECTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO MATERIAL PARA ENSINO DE UNIDADES FRASEOLÓGICAS EM INGLÊS
Resumo
Este trabalho tem por objetivo primordial discorrer sobre os princípios teóricos da Fraseodidática e da Fraseologia para o desenvolvimento de um material com vistas ao ensino de inglês como língua estrangeira / adicional, e, mais especificamente, ao tratamento das unidades fraseológicas para estudantes de língua inglesa de nível B2 do Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (QECR, 2020). Além disso, descrevemos e demonstramos o passo-a-passo do desenvolvimento desse material. As unidades fraseológicas – “combinações de unidades léxicas, relativamente estáveis, com certo grau de idiomaticidade, formadas por duas ou mais palavras” (MONTEIRO-PLANTIN, 2017, p. 1) como as expressões idiomáticas, sentenças proverbiais, pragmatemas, colocações, entre outros – presentes no material foram escolhidas a partir de um levantamento feito no English Profile e o tema a ser abordado na unidade foi sustentabilidade. Ressalta-se ainda, a importância de o aluno desenvolver a competência fraseológica (SOLANO RODRÍGUEZ 2004, p.411) que é a capacidade de conhecer as unidades fraseológicas, saber interpretá-las e integrá-las no discurso, para que possa se sobressair na comunicação cotidiana na língua-alvo. Com isso em mente, o material desenvolvido trata das unidades fraseológicas em nível B2 e são apresentadas ao aluno por meio do modelo pedagógico fraseodidático proposto por Ettinger e Lüger (2008).
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