RETEXTUALIZAÇÃO E REFERENCIAÇÃO NO GÊNERO ENTREVISTA

análise da Anáfora Encapsuladora e Dêixis em textos de discentes do Ensino Médio

Autores

  • Marcel Pereira Pordeus Universidade Federal do Ceará
  • Caio Leonam Vieira Pordeus Universidade Federal do Ceará
  • Maria Margarete Fernandes de Sousa Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.55028/rascunhosculturais.v13i25.17514

Palavras-chave:

Retextualização, Gênero entrevista, Anáfora encapsuladora, Dêixis

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar a referenciação, mais especificamente a anáfora encapsuladora e a dêixis na passagem do texto oral para o escrito em atividades de retextualização, com o gênero entrevista em textos de alunos de uma turma do 3º ano do Ensino Médio de uma escola estadual em Fortaleza-CE. O problema que nos motivou para este relato de experiência se deu por querermos apresentar como o gênero discursivo entrevista – nas modalidades oral e escrita da língua – pode contribuir para a melhoria da tessitura textual de alunos do Ensino Médio. Para o alcance de nossa exploração, foram utilizados como apoio teórico os trabalhos de Marcuschi (2008), Bakhtin (2003), Bronckart (2003), Schneuwly e Dolz (2004), dentre outros autores/pesquisadores fundamentais para o alcance dos objetivos desta análise. Deste fato, observamos que na retextualização dos alunos – da fala para a escrita, no gênero entrevista – os referentes são objetos do discurso construídos mentalmente, quando enunciamos um texto específico no âmbito da linguagem, nos quais são reproduzidos na escrita para melhor analisar os traços linguísticos referenciais, desempenhadas pela anáfora encapsuladora, que funciona como mecanismo dêitico no texto.

Biografia do Autor

  • Marcel Pereira Pordeus, Universidade Federal do Ceará

    Mestre em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Graduado em
    Letras: Português / Literaturas pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Membro do GETEME/PPGL (Gêneros Textuais: Perspectivas Teóricas e Metodológicas) da Universidade Federal do Ceará. Pesquisador Associado do Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura - CLAEC, com o estudo das Teorias e Métodos das Ciências Humanas e Sociais

  • Caio Leonam Vieira Pordeus, Universidade Federal do Ceará

    Graduando do curso de Letras – Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Membro do GETEME/PPGL (Gêneros Textuais: Perspectivas Teóricas e Metodológicas) da Universidade Federal do Ceará.

  • Maria Margarete Fernandes de Sousa, Universidade Federal do Ceará

    Graduada em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (1983), em Pedagogia pela Universidade de
    Fortaleza (1989), Mestre em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (1998) e Doutora em Linguística
    pela Universidade Federal de Pernambuco (2005). É professora Titular da Universidade Federal do Ceará e
    Coordenadora do Grupo de Pesquisa Gêneros: Estudos Teóricos e Metodológicos - GETEME/UFC. Desenvolve
    pesquisas na área de Linguística de Texto, atuando principalmente em análise de gêneros, gêneros promocionais e referenciação. É membro do GT da ANPOL de Linguística de Texto e Análise da Conversação e da Academia Cearense da Língua Portuguesa - ACLP, ocupando a cadeira 13. Áreas de pesquisa: análise de gêneros, com ênfase nos gêneros publicitários e nas estratégias de construção dos sentidos do texto (referenciação, intertextualidade, multimodalidade) e análise do discurso

Downloads

Publicado

2022-08-17

Como Citar

PEREIRA PORDEUS, Marcel; LEONAM VIEIRA PORDEUS, Caio; MARGARETE FERNANDES DE SOUSA, Maria. RETEXTUALIZAÇÃO E REFERENCIAÇÃO NO GÊNERO ENTREVISTA: análise da Anáfora Encapsuladora e Dêixis em textos de discentes do Ensino Médio. Rascunhos Culturais, [S. l.], v. 13, n. 25, 2022. DOI: 10.55028/rascunhosculturais.v13i25.17514. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/rascunhosculturais/article/view/17514. Acesso em: 17 jan. 2026.