LINGUÍSTICA DE TEXTO

perspectivas interfaces

Autores

  • Dennis Castanheira Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Cristiane Dall’ Cortivo Lebler Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.55028/rascunhosculturais.v13i25.17635

Palavras-chave:

Linguística de Texto, Funcionalismo norte-americano, Semântica Argumentativa, Ensino

Resumo

Este artigo, de cunho teórico, tem como objetivo discutir possibilidades de interface da Linguística de Texto (LT) com outras perspectivas teórico-práticas. Para isso, serão considerados os pressupostos basilares da LT, abordagem sociocognitiva e interacional que tem como foco o estudo das relações textuais de forma contextualizada, em diálogo com o Funcionalismo norte-americano, a Semântica Argumentativa e o Ensino de línguas. Será considerada a fundamentação de cada abordagem a partir de alguns dos seus teóricos mais relevantes e das metodologias tipicamente empregadas a fim de apresentar as possibilidades investigativas de cada interface.

Biografia do Autor

  • Dennis Castanheira, Universidade Federal Fluminense (UFF)

    Professor Adjunto de Língua Portuguesa da Universidade Federal Fluminense. Doutor em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro

  • Cristiane Dall’ Cortivo Lebler, Universidade Federal de Santa Catarina

    Professora Adjunta do Departamento de Metodologia do Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina. Doutora em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2022-08-17

Como Citar

CASTANHEIRA, Dennis; DALL’ CORTIVO LEBLER, Cristiane. LINGUÍSTICA DE TEXTO: perspectivas interfaces. Rascunhos Culturais, [S. l.], v. 13, n. 25, 2022. DOI: 10.55028/rascunhosculturais.v13i25.17635. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/rascunhosculturais/article/view/17635. Acesso em: 17 jan. 2026.