VOZES DO SUL NA SALA DE AULA DE LÍNGUA INGLESA EM TEMPOS DE PANDEMIA

  • Renata de Souza Gomes
  • Simone Batista da Silva
Palavras-chave: Decolonialidade, Educação Linguística, Rodas de Conversa

Resumo

O presente artigo apresenta a teoria e as reflexões críticas advindas dos eventos de educação intitulados "Rodas de Conversa" que fazem parte do projeto pesquisa e extensão em Direitos Humanos, intitulado “Letramentos transculturais e ensino de língua inglesa: estabelecendo diálogos e fortalecendo epistemologias decoloniais”, conduzido em parceria entre o CEFET-RJ e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, nos anos 1 e 2 da pandemia do SARS-COVID -19. Almeja-se ressaltar e promover a visibilidade das vozes do Sul sejam elas as vozes dos discentes e de quaisquer outros personagens circulantes pela sala de aula de língua inglesa na Educação Básica. A metodologia perpassa a análise das interações discursivas dos discentes e da elaboração do material didático, feito pela bolsista extensionista. As conclusões apontam para a importância da construção e manutenção do diálogo para o processo da educação linguística, e da construção de uma sociedade mais justa e equânime.

Biografia do Autor

Renata de Souza Gomes

CEFET-RJ, doutora.

Simone Batista da Silva

UFRRJ, doutora.

Publicado
2023-05-27
Como Citar
de Souza Gomes, R., & Batista da Silva, S. (2023). VOZES DO SUL NA SALA DE AULA DE LÍNGUA INGLESA EM TEMPOS DE PANDEMIA. Rascunhos Culturais, 13(26), 187-217. https://doi.org/10.55028/rascunhosculturais.v13i26.18755