A MEDIDA DE INTERNAÇÃO E AS POSSIBILIDADES DE REINTEGRAÇÃO DO ADOLESCENTE: UMA ANÁLISE DO PROGRAMA PORTAS ABERTAS

  • Edimar Edson Mendes Rodrigues Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina - FACAPE
  • Ronia Lima Barbosa Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina - FACAPE

Resumo

Este artigo analisa o Programa Portas Abertas, desenvolvido pela Vara Regional da Infância e Juventude de Petrolina/PE, objetivando avaliar seus resultados práticos quanto à reintegração social de adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação na unidade da FUNASE/CASE da Comarca. Trata-se de pesquisa qualitativa, com metodologia consistente em análise de documentos, os quais foram fornecidos pela Vara da Infância e pelo CASE de Petrolina. Os resultados obtidos demonstraram considerável número de extinção e progressão da medida de internação, de profissionalização e empregabilidade dos adolescentes internos, bem como a redução do total de reincidências em atos infracionais graves.

Biografia do Autor

Edimar Edson Mendes Rodrigues, Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina - FACAPE

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor Auxiliar da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (FACAPE).

Ronia Lima Barbosa, Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina - FACAPE

Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Graduada em Direito pela Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (FACAPE). Pós-graduanda em Direito Público Municipal pela Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (FACAPE).

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Publicado
2019-01-28