TRIBUTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO CUMPRIMENTO DOS ODS 10, 16 E 17

Auteurs

  • Lucas Gonçalves da Silva Universidade Federal de Sergipe (UFS)
  • Cleriston Adonai dos Santos Universidade Federal de Sergipe (UFS)

DOI :

https://doi.org/10.21671/qx0w3q59

Résumé

Este artigo analisa a relação entre a tributação das empresas transnacionais e a promoção do desenvolvimento sustentável no Brasil, com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 10, 16 e 17. O problema central investigado é o impacto da tributação das empresas transnacionais na capacidade do Estado brasileiro de financiar políticas públicas essenciais, com reflexos na efetivação dos direitos humanos e no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. A investigação concentra-se na forma como a tributação progressiva pode contribuir para a redução das desigualdades sociais e econômicas, na análise de políticas públicas voltadas à justiça fiscal e à inclusão social, e nos impactos do planejamento tributário agressivo sobre a capacidade estatal de financiamento de políticas essenciais. A metodologia adotada é qualitativa, baseada na análise documental e doutrinária sobre tributação internacional, empresas transnacionais e desenvolvimento sustentável, complementada por uma avaliação crítica das normas tributárias e propostas de políticas públicas, com vistas à identificação de lacunas e à proposição de melhorias para o cumprimento das metas dos ODS mencionados. A meta 10.1 pode ser efetivada mediante a ampliação de programas de transferência de renda e a geração de empregos formais; a meta 10.4, por meio de uma reforma tributária progressiva que eleve a tributação sobre altas rendas e empresas transnacionais, com possível redução da carga tributária sobre o consumo; e a meta 10.5, por meio de maior supervisão do sistema bancário e alinhamento a iniciativas internacionais de combate à evasão fiscal. Por fim, a meta 17.1 pode ser alcançada mediante parcerias institucionais que fortaleçam os mecanismos de fiscalização e arrecadação tributária, especialmente no âmbito da Receita Federal.

Biographies des auteurs

  • Lucas Gonçalves da Silva, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

    Pós-doutor em Direito pela Università Degli Studi G. d'Annunzio (Itália) e pela Universidade Federal da Bahia. Doutor e Mestre em Direito do Estado, na sub-área de Direito Constitucional, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC/SP. Professor Associado da Graduação em Direito e do Programa de Mestrado em Direito na Universidade Federal de Sergipe-UFS. Consultor da Câmara de Assessoramento da FAPITEC/SE. Consultor da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes. Membro da Diretoria do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito - CONPEDI.

  • Cleriston Adonai dos Santos, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

    Mestrando em Direito pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Sergipe. Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil. Pós-Graduado em Direito Tributário pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). 

Téléchargements

Publiée

2026-01-15