A RELAÇÃO ENTRE O HOMEM E A NATUREZA PARA MARX NOS MANUSCRITOS ECONÔMICO-FILOSÓFICOS

Palavras-chave: Homem. Natureza. Trabalho. Hegel. Marx.

Resumo

O presente artigo aborda a relação entre o homem e a natureza para Marx, perpassando a influência dos filósofos predecessores a ele até os seus manuscritos de 1844. O argumento central é que Marx desenvolveu e elaborou de modo mais radical o movimento de rompimento da mônada fechada do cogito cartesiano iniciado por Fichte e Shelling e o movimento de posição do homem humano através da mediação do trabalho iniciado por Hegel.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Júlia Lemos Vieira, Universidade Federal de Goiás

Pós-doutoranda na área de Filosofia Política e Ética da Faculdade de Filosofia da Universidade Federal de Goiás. Doutora em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP) em 2014; mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás em 2008; graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Goiás (UFG) em 2006. Autora dos livros "Dinâmica dos Fatores Estruturais em Marx" (Kelps, 2014) e "Caminhos da Liberdade no Jovem Marx" (Anita Garibaldi, 2017).

Referências

DESCARTES, René. (1637). Discurso do método. São Paulo: Abril Cultural, 1983 (Coleção Os Pensadores).

FEUERBACH, Ludwig. (1839). Towards a Critique of Hegel’s Philosophy. In: FEUERBACH, Ludwig. Fiery Brook: selected writings of Feuerbach. Transl.: Zawar Hanfi. New York: Doubleday, 1972.

HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Fenomenologia do Espírito. São Paulo: Ed. Abril, Col. Os Pensadores, XXX, 1974.

HELFER, Inácio Hegel. In: PECORARO, Rossano. (Org.). Os filósofos: clássicos da filosofia, v. II: de Kant a Popper. Petrópolis-RJ: Vozes; Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2008b. p. 57-82.

KANT, Immanuel. Da crítica ao juízo. Trad.: P. Quintela. São Paulo: Abril Cultural, 1970. (Coleção Os Pensadores).

KANT, Immanuel. (1787). Crítica da razão pura. Trad.: P. Quintela. São Paulo: Abril Cultural, 1980. (Coleção Os Pensadores).

LUKÁCS, Georg. O jovem Marx e outros escritos de filosofia. Org. e trad.: Carlos Nelson Coutinho e José Paulo Netto. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2009.

MARX, Karl. Diferença entre as filosofias da natureza em Demócrito e Epicuro. Trad.: Conceição Jardim e Eduardo Lúcio Nogueira. Lisboa: Presença, 1972.

SANTOS, José Henrique. Trabalho e riqueza na Fenomenologia do Espírito de Hegel. São Paulo: Loyola, 1993.

SCHELLING, Wilhelm Joseph. Ideias para uma filosofia da natureza. Tradução de Carlos Morujão. Lisboa: Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 2001.

SCHMIED-KOWARZIK, Wolfdietrich. A relação dialética do homem com a natureza. Tradução de Rosalvo Schütz, revisado por Hans-Georg Flickinger. Cascavel (PR): Edunioeste, 2019.

Publicado
2020-07-08
Como Citar
Lemos Vieira, J. (2020). A RELAÇÃO ENTRE O HOMEM E A NATUREZA PARA MARX NOS MANUSCRITOS ECONÔMICO-FILOSÓFICOS. Eleuthería - Revista Do Mestrado Profissional Em Filosofia Da UFMS, 5(08), 46 - 72. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/reveleu/article/view/10365
Seção
Artigos