A CRÍTICA DE MARX À DIALÉTICA HEGELIANA NOS MANUSCRITOS ECONÔMICOS-FILOSÓFICOS
Resumo
Em seus Manuscritos Econômicos-Filosóficos, Marx promoveu uma elucidação da sua relação com a dialética hegeliana. Para além de rever as grandes contribuições da crítica de Feuerbach a Hegel, elaborou a sua própria crítica, avaliando sobretudo a Fenomenologia do Espírito como a obra na qual o último teria revelado os aspectos positivos e negativos de sua dialética. Indicaremos neste artigo que Marx elabora sua crítica posicionando-se de modo crítico também a Feuerbach e aos demais jovens hegelianos e que ele propõe uma relação de reapropriação da dialética hegeliana e não um descarte da mesma.
Downloads
Referências
FEUERBACH, Ludwig. Towards a Critique of Hegel’s Philosophy. In: FEUERBACH, Ludwig. Fiery Brook: selected writings of Feuerbach. Transl.: Zawar Hanfi. New York: Doubleday, 1972.
FAUSTO, Ruy. Marx: Lógica e Política. Tomo I. São Paulo: Editora Brasiliense, 1987.
FAUSTO, Ruy. Marx: Lógica e Política. Tomo III. São Paulo: Editora 34, 2002.
HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Fenomenologia do Espírito. Petrópolis-RJ. Vozes. 1992.
KOSIK, Karel. (1963). Dialética do concreto. Trad.: Célia Neves e Alderico Toríbio. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.
MARX, Karl. Manuscritos econômicos e filosóficos. Tradução de Jesus Ranieri. São Paulo: Boitempo, 2008.
Copyright (c) 2021 Júlia Lemos Vieira
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Todos os trabalhos que forem aceitos para publicação, após o devido processo avaliativo, serão publicados sob uma licença Creative Commons, na modalidade Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International Public License (CC BY-NC-ND 4.0). Esta licença permite que qualquer pessoa copie e distribua a obra total e derivadas criadas a partir dela, desde que seja dado crédito (atribuição) ao autor / à autora / aos autores / às autoras.