DIALÉTICA COMO CONCEPÇÃO METODOLÓGICA E AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO MÉTODO PARA O ENSINO DE FILOSOFIA

Palavras-chave: Dialética. Concepção metodológica. Método. História em quadrinhos.

Resumo

O artigo apresenta a concepção metodológica do ensino de Filosofia, como fundamento teórico para ensinar e aprender Filosofia na educação básica. A concepção metodológica é a dialética proposta por Mauricio Abdalla, a partir de Hegel e Marx, para dar suporte a prática educativa do filósofo-educador. O artigo apresenta também, a relação da concepção metodológica dialética com o método histórias em quadrinhos demonstrando seu potencial nas aulas de Filosofia, demonstrado em uma experiência em sala de aula que se apropriou dessa relação.

Biografia do Autor

Sandro Luiz Modesto, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professor de Filosofia no ensino fundamental e médio.  

Referências

ABDALLA, Mauricio. Educar para a cooperação: a nova racionalidade e as perspectivas para a educação crítica. Tese (Doutorado em Educação) Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Vitória: UFES, v. 1, 2009a.

ABDALLA, Mauricio. Como ensinar Filosofia: o desafio do filósofo-educador. 1ª. ed. São Paulo: Mercuryo Jovem, 2009b.

BRANDÃO, D. A linguagem dos quadrinhos – curso quadrinhos em sala de aula. Fascículo 3. Fortaleza: Fundação Demócrito Rocha, 2017.

CIRNE, M. A linguagem dos quadrinhos. 3ª. ed. Petrópolis: Vozes, 1971.

EISNER, W. Quadrinhos e arte sequencial. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

KONDER, L. O Que é Dialética (Coleção Primeiros Passos). São Paulo: Brasiliense, 2008.

SANTOS, R.; NETO, E. S. Narrativas gráficas como expressão do ser humano In: NETO, E. S.; SILVA, M. R. P. (org). Histórias em quadrinhos e práticas educativas. Volume II: os gibis estão na escola, e agora? 1. ed. São Paulo: Criativo, 2015. p.15–25.

Publicado
2020-12-31
Como Citar
Modesto, S. L. (2020). DIALÉTICA COMO CONCEPÇÃO METODOLÓGICA E AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO MÉTODO PARA O ENSINO DE FILOSOFIA. Eleuthería - Revista Do Curso De Filosofia Da UFMS, 5(ESPECIAL), 76 - 90. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/reveleu/article/view/12196
Seção
Artigos