DIALÉTICA COMO CONCEPÇÃO METODOLÓGICA E AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO MÉTODO PARA O ENSINO DE FILOSOFIA

Résumé

O artigo apresenta a concepção metodológica do ensino de Filosofia, como fundamento teórico para ensinar e aprender Filosofia na educação básica. A concepção metodológica é a dialética proposta por Mauricio Abdalla, a partir de Hegel e Marx, para dar suporte a prática educativa do filósofo-educador. O artigo apresenta também, a relação da concepção metodológica dialética com o método histórias em quadrinhos demonstrando seu potencial nas aulas de Filosofia, demonstrado em uma experiência em sala de aula que se apropriou dessa relação.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Biographie de l'auteur

Sandro Luiz Modesto, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professor de Filosofia no ensino fundamental e médio.  

Références

ABDALLA, Mauricio. Educar para a cooperação: a nova racionalidade e as perspectivas para a educação crítica. Tese (Doutorado em Educação) Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Vitória: UFES, v. 1, 2009a.

ABDALLA, Mauricio. Como ensinar Filosofia: o desafio do filósofo-educador. 1ª. ed. São Paulo: Mercuryo Jovem, 2009b.

BRANDÃO, D. A linguagem dos quadrinhos – curso quadrinhos em sala de aula. Fascículo 3. Fortaleza: Fundação Demócrito Rocha, 2017.

CIRNE, M. A linguagem dos quadrinhos. 3ª. ed. Petrópolis: Vozes, 1971.

EISNER, W. Quadrinhos e arte sequencial. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

KONDER, L. O Que é Dialética (Coleção Primeiros Passos). São Paulo: Brasiliense, 2008.

SANTOS, R.; NETO, E. S. Narrativas gráficas como expressão do ser humano In: NETO, E. S.; SILVA, M. R. P. (org). Histórias em quadrinhos e práticas educativas. Volume II: os gibis estão na escola, e agora? 1. ed. São Paulo: Criativo, 2015. p.15–25.

Publiée
2020-12-31
Rubrique
Artigos