A PSICOLOGIA DO INDIVÍDUO EM FREUD E O APOLÍNEO-DIONISÍACO EM NIETZSCHE
Resumo
Neste artigo propomos uma análise da psicologia do indivíduo, quer dizer, da psicologia do pai primitivo freudiano, a partir dos conceitos apolíneo-dionisíaco de Nietzsche, desenvolvidos em O nascimento da tragédia. Para isso, em primeiro lugar analisamos a relação do jovem universitário Freud com seus amigos próximos, que eram “admiradores ardentes” de Nietzsche, em Viena, apontando a impossibilidade de Freud não conhecer esse primeiro texto publicado de Nietzsche. Propomos uma relação entre o princípio da individuação e o quebramento da individuação, o apolíneo e o dionisíaco, na poesia lírica e na tragédia de O nascimento da tragédia, com as imagens do objeto desiderativo e de movimento do Projeto de uma psicologia, o desejo inconsciente/força motriz do sonho e o próprio sonho, e por fim, as fases da constituição da psicologia do pai primitivo de Visão geral das neuroses de transferência.
Downloads
Referências
BOEHLICH, Walter, (org.) As cartas de Sigmund Freud para Eduard Silberstein. Rio de Janeiro: Imago Ed., 1995.
CORRÊA, Fernanda Silveira, Filogênese na metapsicologia freudiana. Campinas: Editora da Unicamp, 2015
FREUD, Sigmund. (1985 [1915]) Neuroses de Transferência: Uma síntese (Manuscrito recém-descoberto). Versão bilíngue, trad. Abram Eksterman. Rio de Janeiro: Imago, 1987.
FREUD, Sigmund. (1950 [1895]) Projeto de uma psicologia. Obras isoladas de Freud, trad. Osmyr Faria Gabbi Jr., Rio de Janeiro: Imago, 1995.
FREUD, Sigmund. (1900) Interpretação dos sonhos. Obras completas, vol. 4, trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
FREUD, Sigmund. (1912-1913) Totem e tabu. Obras Completas, vol. 11, trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
FREUD, Sigmund. (1921) Psicologia das massas e análise do eu. Obras Completas, vol. 15, trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
GASSER, Reinhard. Nietzsche und Freud. Berlin/New York: Walter Gruyter, 1997.
LÓPEZ, Hector Julio Perez. Hacia el nacimiento de la tragedia. Milan: Res Publica, 2001.
NIETZSCHE, Friedrich. (1872) O nascimento da tragédia. Coleção Obras de Nietzsche, trad. Guinsburg, coord. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia da Letras, 1992.
NIETZSCHE, Friedrich. (1874) David Strauss: sectário e escritor. São Paulo: Editora Escala, 2008.
SCHOPENHAUER, Arthur. O mundo como vontade e como representação, 1º tomo. São Paulo: Editora UNESP, 2005.
Copyright (c) 2021 Fernanda Silveira Corrêa

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Todos os trabalhos que forem aceitos para publicação, após o devido processo avaliativo, serão publicados sob uma licença Creative Commons, na modalidade Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International Public License (CC BY-NC-ND 4.0). Esta licença permite que qualquer pessoa copie e distribua a obra total e derivadas criadas a partir dela, desde que seja dado crédito (atribuição) ao autor / à autora / aos autores / às autoras.