A PSICOLOGIA DO INDIVÍDUO EM FREUD E O APOLÍNEO-DIONISÍACO EM NIETZSCHE

Auteurs

Mots-clés :

Pai Primitivo. Apolíneo-dionisíaco. Freud. Nietzsche. Imagens Desiderativas.

Résumé

Neste artigo propomos uma análise da psicologia do indivíduo, quer dizer, da psicologia do pai primitivo freudiano, a partir dos conceitos apolíneo-dionisíaco de Nietzsche, desenvolvidos em O nascimento da tragédia. Para isso, em primeiro lugar analisamos a relação do jovem universitário Freud com seus amigos próximos, que eram “admiradores ardentes” de Nietzsche, em Viena, apontando a impossibilidade de Freud não conhecer esse primeiro texto publicado de Nietzsche. Propomos uma relação entre o princípio da individuação e o quebramento da individuação, o apolíneo e o dionisíaco, na poesia lírica e na tragédia de O nascimento da tragédia, com as imagens do objeto desiderativo e de movimento do Projeto de uma psicologia, o desejo inconsciente/força motriz do sonho e o próprio sonho, e por fim, as fases da constituição da psicologia do pai primitivo de Visão geral das neuroses de transferência.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

  • Fernanda Silveira Corrêa, Universidade Estadual de Campinas

    Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1986), mestrado em Filosofia da Psicanálise pela Universidade Estadual de Campinas (2000), doutorado em Filosofia da Psicanálise pela Universidade Estadual de Campinas (2013) e especialização, Lato Sensu, em Psicoterapia Psicodinâmica dos Transtornos da Personalidade, pelo departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (2017). Atualmente é pesquisadora colaboradora do Departamento de Filosofia do IFCH/Unicamp, onde realiza pós doutorado. É psicanalista com consultório particular, supervisora de psicólogos e prestadora de serviço ambulatorial em centro médico. Autora do livro Filogênese na metapsicologia freudiana (Ed. Unicamp, 2015). Foi professora em universidades privadas por 24 anos. É membro do núcleo de sustentação do Grupo de Trabalho de Filosofia e Psicanálise da ANPOF (Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia) e Pesquisadora do Grupo de Pesquisa de Filosofia e Psicanálise da UFSCar (certificado pelo CNPQ). Seus temas de pesquisa são: Psicanálise, Psicose e Laços sociais, Cultura, Filogênese, A influência de Nietzsche sobre Freud, Psicopatologias.

Références

BOEHLICH, Walter, (org.) As cartas de Sigmund Freud para Eduard Silberstein. Rio de Janeiro: Imago Ed., 1995.

CORRÊA, Fernanda Silveira, Filogênese na metapsicologia freudiana. Campinas: Editora da Unicamp, 2015

FREUD, Sigmund. (1985 [1915]) Neuroses de Transferência: Uma síntese (Manuscrito recém-descoberto). Versão bilíngue, trad. Abram Eksterman. Rio de Janeiro: Imago, 1987.

FREUD, Sigmund. (1950 [1895]) Projeto de uma psicologia. Obras isoladas de Freud, trad. Osmyr Faria Gabbi Jr., Rio de Janeiro: Imago, 1995.

FREUD, Sigmund. (1900) Interpretação dos sonhos. Obras completas, vol. 4, trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

FREUD, Sigmund. (1912-1913) Totem e tabu. Obras Completas, vol. 11, trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

FREUD, Sigmund. (1921) Psicologia das massas e análise do eu. Obras Completas, vol. 15, trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

GASSER, Reinhard. Nietzsche und Freud. Berlin/New York: Walter Gruyter, 1997.

LÓPEZ, Hector Julio Perez. Hacia el nacimiento de la tragedia. Milan: Res Publica, 2001.

NIETZSCHE, Friedrich. (1872) O nascimento da tragédia. Coleção Obras de Nietzsche, trad. Guinsburg, coord. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia da Letras, 1992.

NIETZSCHE, Friedrich. (1874) David Strauss: sectário e escritor. São Paulo: Editora Escala, 2008.

SCHOPENHAUER, Arthur. O mundo como vontade e como representação, 1º tomo. São Paulo: Editora UNESP, 2005.

Téléchargements

Publiée

2021-10-22

Numéro

Rubrique

Artigos

Comment citer

SILVEIRA CORRÊA, Fernanda. A PSICOLOGIA DO INDIVÍDUO EM FREUD E O APOLÍNEO-DIONISÍACO EM NIETZSCHE. Eleuthería - Revista do Curso de Filosofia da UFMS, [S. l.], v. 6, n. Especial, p. 170–206, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/reveleu/article/view/13160. Acesso em: 20 févr. 2026.