FORMAÇÃO E EROS

Palavras-chave: Alteridade. Byung-Chul Han. Eros. Formação (Bildung). Gadamer.

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar o conceito de alteridade e as suas implicações tanto na perspectiva de Gadamer, especialmente no que diz respeito ao conceito de formação, como no pensamento de Han, tendo em mente o conceito de Eros e a dicotomia entre positividade/negatividade, tema central em "A Agonia de Eros". Com base na análise dos conceitos de alteridade, será possível reconhecer como e em que medida ambas as acepções são convergentes e complementares, mas também que fazem parte de abordagens filosóficas distintas. Esta é a razão pela qual este artigo será dividido em duas partes. A primeira mostrará o contexto em que a alteridade aparece em “Verdade e Método” (VM), relacionada com o conceito de formação, memória, e ciências do espírito. A segunda parte apresenta a alteridade como o polo da negatividade, da diferença, da dor inerente à nossa experiência humana. De acordo com Han, a alteridade, como uma manifestação da negatividade, tem sido sub-repticiamente aniquilada pelo uso massivo das novas tecnologias de comunicação. Após as duas exposições sobre o conceito de alteridade, nos será possível enxergar as relações entre as abordagens dos dois autores, que partilham como horizonte comum especialmente o pensamento de Heidegger e de Hegel.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Furtado Goulart, Universidade de Brasília

2019 - 2023: Doutorado em andamento em Filosofia pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFIL) da Universidade de Brasília - UnB, acerca dos impactos da utilização das novas tecnologias da comunicação (mídias digitais) no diálogo e na lida com a alteridade, especialmente, a partir da articulação entre o pensamento fenomenológico e hermenêutico de Hans-Georg Gadamer e de Byung-Chul Han. Pesquisadora bolsista da Capes. 08/2021 - 02/2022: Doutorado Sanduíche no Departamento de Filosofia da Universidade de Montréal, junto ao Prof. Dr. Jean Grondin. Bolsista da Capes. 2017 - 2019: Mestrado em Filosofia pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFIL) da Universidade de Brasília - UnB, acerca da temporalidade e da simultaneidade no pensamento hermenêutico de Hans-Georg Gadamer. Bolsista da Capes. 2020: 1) Prêmio de Melhor Dissertação de Filosofia no Biênio 2018-2019 da UnB; 2) Menção honrosa no Prêmio Filosofas, promovido pela ANPOF (Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia). 2017: Graduação concluída em Filosofia pela Universidade de Brasília - UnB. 2015: Graduação concluída em Direito pelo Centro Universitário de Brasília - UniCeub. Interesse em Hermenêutica, Linguagem, Filosofia da Comunicação, Filosofia Simbólica das Mídias, Filosofia da Tecnologia, Epistemologia e Fenomenologia.

Referências

ANDRADE, Oswald de. O manifesto antropófago. In: TELES, Gilberto Mendonça. Vanguarda européia e modernismo brasileiro: apresentação e crítica dos principais manifestos vanguardistas. 3ª ed. Petrópolis: Vozes; Brasília: INL, 1976. Disponível em: <https://www.ufrgs.br/cdrom/oandrade/oandrade.pdf>.

BRANDÃO, Junito de Souza. Mitologia Grega. Rio de Janeiro: Vozes, 1988.

GADAMER, Hans-Georg. Hermeneutik I: Wahrheit und Methode: Grundzüge einer philosophischen Hermeneutik. Tübingen: Mohr, 1999a. (Gesammelte Werke 1).

GADAMER, Hans-Georg. Hermeneutik II: Wahrheit und Methode: Ergänzungen und Register. Tübingen: Mohr, 1999b. (Gesammelte Werke 2)

GADAMER, Hans-Georg. Verdade e Método I: Traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. Tradução de Flávio Paulo Meurer. Petrópolis/Bragança Paulista: Vozes/Edusf, 2014.

GADAMER, Hans-Georg. Verdade e Método II: Complementos e índice. Tradução de Enio Paulo Giachini Petrópolis/Bragança Paulista: Vozes/Edusf, 2011.

GADAMER, Hans-Georg. The Heritage of Hegel. In: Reason in the Age of Science. Cambridge: MIT Pressa, 1982, p.38-68.

HAN, Byung-Chul. Agonia do Eros. 3ª reimpressão. Tradução de Enio Paulo Giachini. Petrópoles: Vozes, 2019a.

HAN, Byung-Chul. Hiperculturalidade: cultura e globalização. Tradução de Gabriel Salvi Philipson. Petrópolis: Vozes, 2019b.

HAN, Byung-Chul. No enxame: perspectivas do digital. 1ª reimpressão. Tradução de Lucas Machado. Petrópolis: Vozes, 2019c.

HAN, Byung-Chul. Sociedade da transparência. 4ª reimpressão. Tradução de Enio Paulo Giachini. Petrópoles: Vozes, 2019d.

HAN, Byung-Chul. Sociedade do cansaço. 4ª reimpressão. Tradução de Enio Paulo Giachini. Petrópoles: Vozes, 2019e.

KRENAK, Ailton. A Potência do Sujeito Coletivo - Parte II [Entrevista concedida a Jailson de Souza e Silva. Revista Periferias. Disponível em: <https://revistaperiferias.org/materia/ailton-krenak-a-potencia-do-sujeito-coletivo-parte-ii/>.

LANIER, Jaron. Ten Arguments for Deleting Your Social Media Accounts Right NOW. New York: Henry Holt and Company, 2018.

PAULO II. Carta encíclica ecclesia de eucharistia, 2003. Disponível em: <https://www.vatican.va/content/john-paul-ii/pt/encyclicals/documents/hf_jp-ii_enc_20030417_eccl-de-euch.html>.

Publicado
2022-05-03
Como Citar
Furtado Goulart, P. (2022). FORMAÇÃO E EROS. Eleuthería - Revista Do Curso De Filosofia Da UFMS, 7(12), 195 - 219. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/reveleu/article/view/15230
Seção
Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)