CONSIDERAÇÕES SOBRE O ANDAMENTO DAS IDEIAS E DOS EVENTOS NOS TEMPOS MODERNOS

capítulos segundo e terceiro

Palavras-chave: TraduXio. Filosofia Francesa. Augustin Cournot.

Resumo

Trata-se da tradução do capítulo segundo (Considérations générales sur l'époque moderne et sur le moyen âge qui l'a préparée) e do capítulo terceiro (Des sciences au moyen âge) da obra Considérations sur la Marche des idées et des événements dans les temps modernes (1872), de Augustin Cournot. A tradução da presente obra foi realizada pelo Grupo de Tradução do Departamento de Filosofia da Universidade de Brasília, coordenado pelo professor doutor Philippe Lacour. O grupo se propõe a traduzir regularmente obras de filosofia francesa ainda inéditas em língua portuguesa. O trabalho de tradução é produzido de maneira colaborativa através da plataforma digital TraduXio (https://traduxio.org/).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jade Oliveira Chaia, Universidade Católica Dom Bosco / Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestranda em Desenvolvimento Local pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local da Universidade Católica Dom Bosco (2020/). Graduanda no curso de Licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2021/). Graduada no curso de Bacharelado em Filosofia pela Universidade de Brasília (2016/2021 - período de interrupção 2019/2020). Graduada em Direito pela Universidade Católica Dom Bosco (2010/2014). 

Michelly Alves Teixeira, Universidade de Brasília

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Filosofia, na linha Ética, Filosofia Política e Filosofia da Religião, pela Universidade de Brasília. Graduada no curso de bacharelado e licenciatura em Filosofia pela Universidade de Brasília (2014/2018). Desde os primeiros meses acompanhou atividades extra-curriculares e Grupos de Estudo com especialistas em diferentes linhas de pensamento nas áreas de História da Filosofia contemporânea, Filosofia Política e Estética. Participou, já no primeiro ano da graduação de evento nacional, apresentando comunicação em áreas de interesse. Desenvolveu, entre os anos de 2015 a 2018, Projeto de Iniciação Científica (PIBIC), sob orientação do Professor Dr. Gilberto Tedeia. Possui interesse pela Filosofia Moderna, Contemporânea e Ética e Filosofia Política.

Paula Furtado Goulart, Universidade de Brasília

Doutorado em andamento em Filosofia pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFIL) da Universidade de Brasília - UnB, acerca dos impactos da utilização das novas tecnologias da comunicação (new media) no diálogo e na lida com a alteridade, especialmente, a partir do pensamento fenomenológico e hermenêutico de Hans-Georg Gadamer. Mestrado em Filosofia pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFIL) da Universidade de Brasília - UnB, acerca da temporalidade e da simultaneidade no pensamento hermenêutico de Hans-Georg Gadamer (2019). Prêmio de Melhor Dissertação de Filosofia no Biênio 2018-2019 da UnB. Menção honrosa, no Prêmio Filosofas, promovido pela ANPOF (Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia). Graduação concluída em Filosofia pela Universidade de Brasília - UnB, (2017). Graduação concluída em Direito pelo Centro Universitário de Brasília - UniCeub (2015). Interesse em Hermenêutica, Linguagem, Filosofia da Comunicação, Filosofia da Tecnologia, Filosofia Simbólica das Mídias, Epistemologia e Fenomenologia.

Rogério Santos dos Prazeres, Universidade Federal de Goiás

Doutorando em Antropologia Social no Programa de Pós-graduação em Antropologia Social (PPGAS) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Mestre em Filosofia pela Universidade de Brasília (UnB); tenho Especialização em Ética e Filosofia Política pela Faculdade AVM-Integrada. E possuo graduação em Letras pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

Referências

COURNOT, Antoine-Augustin. Considérations sur la marche des idées et des evenements dans les temps modernes. Tome 1. Paris: Hachette, 1872.

COURNOT, A.; THIERRY LACOUR, P. C.; OLIVEIRA CHAIA, J.; MATOS LIMA MELO, F.; MUCURY TEIXEIRA, M.; MENDES SBERVELHERI, M.; ALVES TEIXEIRA, M. CONSIDERAÇÕES SOBRE O ANDAMENTO DAS IDEIAS E DOS EVENTOS NOS TEMPOS MODERNOS. Eleuthería - Revista do Curso de Filosofia da UFMS, v. 5, n. 09, p. 156 - 173, 20 dez. 2020.

Publicado
2021-09-14
Como Citar
Cournot, A., Oliveira Chaia, J., Alves Teixeira, M., Furtado Goulart, P., & Santos dos Prazeres, R. (2021). CONSIDERAÇÕES SOBRE O ANDAMENTO DAS IDEIAS E DOS EVENTOS NOS TEMPOS MODERNOS. Eleuthería - Revista Do Curso De Filosofia Da UFMS, 6(11), 169 - 196. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/reveleu/article/view/13488
Seção
Traduções

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)