A NOVA BNCC TRANSFORMA A FILOSOFIA EM PASTEL DE VENTO?

Keywords: Philosophy in Brazil. Philosophy teaching. New high school program. BNCC.

Abstract

Philosophy plays a leading role in the education of children and adolescents, accompanying the journey of educational development as a discipline present in schools in different countries. From 2008 to 2017, philosophy was a compulsory subject in high school, but with the reform of that school period and the new wording of the BNCC, areas such as philosophy, sociology, arts and literature become transversal themes, competing with disciplines that deal with specifically on entrepreneurship, technological innovation and technical professionalization of students. Based on the analysis of contemporary Brazilian educational legislation and on expert predictions about the real consequences in the educational field, I propose to reflect on some [in]direct socioeconomic impacts of the new high school program, highlighting why such a government project brings great social setbacks, inhibits studies and investments in the area of human sciences and makes reflective practice very difficult in the formation of young people.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Leonardo Kussler, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Graduado em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) (2012), Mestre em Filosofia (UNISINOS, Prosup/Capes, 2012-2014), Doutor em Filosofia (UNISINOS, Prosuc/Capes, 2014-2018), com estágio pós-doutoral (2019-2020) pela mesma instituição. Foi Pesquisador Visitante DCR FAPEPI/CNPq (2019-2021) na UFPI, onde desenvolveu outro projeto de pós-doutorado. Atualmente, realiza estágio pós-doutoral no PPGED da UERGS, unidades Osório (Educação) e Montenegro (Artes), 2022-2023. É revisor, consultor de língua portuguesa e tradutor (inglês) de periódicos e livros há mais de uma década, com ênfase em textos acadêmicos. Filiado ao GT Filosofia Hermenêutica (ANPOF) e membro da Hans-Georg Gadamer Research Society of Japan (ガダマー研究会). As áreas específicas contempladas em sua pesquisa, atualmente, são: Platão, Gadamer, Filosofia como modo de vida, Foucault, Ética, Filosofia Oriental (Escola de Kyoto), RPG (Role-Playing Game), Educação, Política, Arte e Design.

References

ANTUNES, Ricardo; FILGUEIRAS, Vitor. Plataformas digitais, Uberização do trabalho e regulação no capitalismo contemporâneo. Contracampo, v. 39, n. 1, p. 27-43, abr./jul. 2020. DOI: https://doi.org/10.22409/contracampo.v39i1.38901.

BRASIL. Decreto-Lei nº 869, de 12 de setembro de 1969. Dispõe sobre a inclusão da Educação Moral e Cívica como disciplina obrigatória, nas escolas de todos os graus e modalidades, dos sistemas de ensino no País, e dá outras providências. Brasília: Presidência da República, 1969. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1960-1969/decreto-lei-869-12-setembro-1969-375468-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 20 ago. 2022.

BRASIL. Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. Brasília: Presidência da República, 1971. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1970-1979/lei-5692-11-agosto-1971-357752-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 20 ago. 2022.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional (LDB). Brasília: Presidência da República, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm. Acesso em: 20 ago. 2022.

BRASIL. Lei nº 11.684, de 2 de junho de 2008. Altera o art. 36 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir a Filosofia e a Sociologia como disciplinas obrigatórias nos currículos do ensino médio. Brasília: Presidência da República, 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11684.htm. Acesso em: 20 ago. 2022.

BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho de 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e o Decreto-Lei nº 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei nº 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Brasília: Presidência da República, 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm. Acesso em: 20 ago. 2022.

BRASIL. Lei nº 13.467, de 13 de julho de 2017. Altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e as Leis nº 6.019, de 3 de janeiro de 1974, 8.036, de 11 de maio de 1990, e 8.212, de 24 de julho de 1991, a fim de adequar a legislação às novas relações de trabalho. Brasília: Presidência da República, 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13467.htm. Acesso em: 20 ago. 2022.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 20 ago. 2022.

BRITTO, Evandro Oliveira de. O ensino de filosofia e a Base Nacional Comum Curricular para o ensino médio – BNCC – EM. Fundamento: Revista de Pesquisa em Filosofia, n. 18, p. 1-23, jan.-jun. 2019. Disponível em: https://periodicos.ufop.br/fundamento/article/view/4645. Acesso em: 20 ago. 2022.

FERRASOLI, Dante. Demanda por cursos de filosofia e ciências sociais despenca no país. Folha de S.Paulo, São Paulo, 2019. Disponível em: https://ruf.folha.uol.com.br/2019/noticias/demanda-por-cursos-de-filosofia-e-ciencias-sociais-despenca-no-pais.shtml. Acesso em: 20 ago. 2022.

FERREIRA, Marcelo. Unisinos anuncia encerramento de 12 programas de pós-graduação e demissão de professores. Brasil de Fato, Porto Alegre, 2022. Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2022/07/23/unisinos-anuncia-encerramento-de-12-programas-de-pos-graduacao-e-demissao-de-professores. Acesso em: 20 ago. 2022.

FRIGOTTO, Gaudêncio. O “novo ensino médio”: traição à juventude que frequenta a escola pública. Brasil de Fato, Rio de Janeiro, 2021. Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2021/11/05/analise-o-novo-ensino-medio-traicao-a-juventude-que-frequenta-a-escola-publica. Acesso em: 20 ago. 2022.

HEIDEGGER, Martin. Ser e tempo. Campinas: Editora da Unicamp; Petrópolis: Vozes, 2012.

LA SALVIA, André Luis; CUNHA NETO, Osvaldo. REFilo: Revista Digital de Ensino de Filosofia, v. 7, 2021. DOI: https://doi.org/10.5902/2448065767379.

MANACORDA, Mario Alighiero. História da educação: da antiguidade aos nossos dias. 3. ed. São Paulo: Cortez; Autores Associados, 1992.

MARX, Karl. O 18 de brumário de Luís Bonaparte. São Paulo: Boitempo, 2011.

MELO, Thiago. Finlândia desmente fim de disciplinas escolares. Deutsche Welle, [S.l.], 2016. Disponível em: https://www.dw.com/pt-br/finl%C3%A2ndia-desmente-fim-de-disciplinas-escolares/a-36402798. Acesso em: 20 ago. 2022.

PERRENOUD, Phillipe. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.

PORTAL DA INDÚSTRIA. Novo Ensino Médio 2022: entenda tudo que muda. Portal da Indústria (SESI/SENAI), [s.l., s/d]. Disponível em: https://www.portaldaindustria.com.br/industria-de-a-z/novo-ensino-medio/#enem. Acesso em: 20 ago. 2022.

RIBEIRO, Jéssica. A não obrigatoriedade do ensino de Filosofia e a ideologia neoliberal: notas acerca de um retrocesso político e educacional. Saberes: Revista Interdisciplinar de Filosofia e Educação, v. 18, n. 2, 2018. DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2018v18n2ID13544.

RIO GRANDE DO SUL. Portaria Seduc/RS nº 350/2021. Dispõe sobre a organização curricular do ensino fundamental e do ensino médio no âmbito das escolas da rede pública estadual de ensino do Estado do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul, 2021. Disponível em: https://www.diariooficial.rs.gov.br/materia?id=661880. Acesso em: 20 ago. 2022.

SÃO PAULO. Resolução Seduc 97, de 08-10-2021. Estabelece as diretrizes para a organização curricular do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino de São Paulo e dá providências correlatas. São Paulo: Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, 2021. Disponível em: http://siau.edunet.sp.gov.br/ItemLise/arquivos/RESOLU%C3%87%C3%83O%2097.HTM?Time=22/11/2021%2020:34:22. Acesso em: 20 ago. 2022.

TOPPING, Keith J.; TRICKEY, Steven. Collaborative Philosophical Inquiry for School Children. British Journal of Educational Psychology, v. 77, n. 4, p. 787-796, 2007. Disponível em: https://bpspsychub.onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1348/000709907X193032. Acesso em: 20 ago. 2022.

VELLEDA, Luciano. Sob críticas, Prefeitura corta Filosofia e insere Religião no currículo das escolas municipais. Sul 21, Porto Alegre, 2021. Disponível em: https://sul21.com.br/noticias/educacao/2021/11/sob-criticas-prefeitura-corta-filosofia-e-insere-religiao-no-curriculo-das-escolas-municipais/. Acesso em: 20 ago. 2022.

VIEIRA, Bárbara Muniz. Novo Ensino Médio em SP divide especialistas: ‘retrocesso para manter pobre como pobre’ ou ‘protagonismo dos jovens’. G1, São Paulo, 2021. Disponível em: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/educacao/noticia/2021/08/02/novo-ensino-medio-em-sp-divide-especialistas-retrocesso-para-manter-pobre-como-pobre-ou-protagonismo-dos-jovens.ghtml. Acesso em: 20 ago. 2022.

Published
2024-08-06
How to Cite
Kussler, L. (2024). A NOVA BNCC TRANSFORMA A FILOSOFIA EM PASTEL DE VENTO?. Eleuthería - Revista Do Mestrado Profissional Em Filosofia Da UFMS, 8(15), 188 - 200. https://doi.org/10.55028/eleu.v8i15.16626
Section
Dossiê Temático