A NOVA BNCC TRANSFORMA A FILOSOFIA EM PASTEL DE VENTO?

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##: https://doi.org/10.55028/eleu.v8i15.16626

Résumé

A filosofia tem um papel preponderante na formação de crianças e adolescentes, acompanhando a jornada de desenvolvimento educacional como disciplina presente em escolas de diversos países. De 2008 a 2017, a filosofia constava como disciplina obrigatória no ensino médio, mas com a reforma de tal período escolar e a nova redação da BNCC, áreas como filosofia, sociologia, artes e literatura passam a se tornar temas transversais, competindo com disciplinas que tratam especificamente de empreendedorismo, inovação tecnológica e profissionalização técnica de estudantes. Com base na análise da legislação educacional brasileira contemporânea e em previsões de especialistas acerca das consequências reais no âmbito educacional, me proponho a refletir acerca de alguns impactos socioeconômicos [in]diretos do novo ensino médio, destacando por que tal projeto de governo traz grandes retrocessos sociais, inibe estudos e investimentos na área de ciências humanas e dificulta muito a prática reflexiva na formação de jovens.

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Biographie de l'auteur

Leonardo Kussler, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Graduado em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) (2012), Mestre em Filosofia (UNISINOS, Prosup/Capes, 2012-2014), Doutor em Filosofia (UNISINOS, Prosuc/Capes, 2014-2018), com estágio pós-doutoral (2019-2020) pela mesma instituição. Foi Pesquisador Visitante DCR FAPEPI/CNPq (2019-2021) na UFPI, onde desenvolveu outro projeto de pós-doutorado. Atualmente, realiza estágio pós-doutoral no PPGED da UERGS, unidades Osório (Educação) e Montenegro (Artes), 2022-2023. É revisor, consultor de língua portuguesa e tradutor (inglês) de periódicos e livros há mais de uma década, com ênfase em textos acadêmicos. Filiado ao GT Filosofia Hermenêutica (ANPOF) e membro da Hans-Georg Gadamer Research Society of Japan (ガダマー研究会). As áreas específicas contempladas em sua pesquisa, atualmente, são: Platão, Gadamer, Filosofia como modo de vida, Foucault, Ética, Filosofia Oriental (Escola de Kyoto), RPG (Role-Playing Game), Educação, Política, Arte e Design.

Références

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Publiée
2024-08-06
Rubrique
Dossiê Temático