ROQUENTIN, CONTIGENCY AND NAUSEA
Abstract
In this article, we will make a brief analysis of nausea and the feeling of existence in the novel, Nausea by Jean-Paul Sartre. We intend in this essay to emphasize to what extent the feeling of nausea is linked to the awareness that existence is pure contingency, pure gratuitousness, which is dissociated from causality to give a sense, a priori, for existence. The existential agitation of Roquentin is the result of consciousness which is gradually confronted with its own contingent reality.
Downloads
References
BURDZINSKI, Júlio César. Má-fé e autenticidade: um breve estudo acerca dos fundamentos ontológicos da má-fé na obra de Jean-Paul Sartre. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 1999.
COHEN-SOLAL, Annie. Sartre. Tradução de Paulo Neves. Porto Alegre: L&PM, 2007.
DANTO, Arthur C. As idéias de Sartre. Tradução de James Amado. Série Mestres da modernidade. São Paulo: Editora Cultrix, 1975. 127p. Título original: Sartre.
DEGUY, Jacques. La nausée de Jean-Paul Sartre. Paris: Éditions Gallimard, 1993.
GUIGOT, André. Sartre – Liberté et histoire. Paris: Librairie philosophique J. VRIN, 2007.
MÉZÁROS, István. A obra de Sartre: busca da liberdade e desafio da história. Tradução de Rogério Bettoni. São Paulo: Boitempo, 2012.
SARTRE, Jean-Paul. O Ser e o Nada: ensaio de ontologia fenomenológica. Tradução e notas de Paulo Perdigão. 5ª ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1997.
SARTRE, Jean-Paul. A náusea. Rio de Janeiro : Nova Fronteira, 2011.
SILVA, Franklin Leopoldo e. Ética e literatura em Sartre: ensaios introdutórios. Coleção Biblioteca de Filosofia. São Paulo: Editora UNESP, 2004.
SILVA, Luciano Donizetti da. A filosofia de Sartre entre a liberdade e a história. São Carlos: Claraluz, 2010.
Todos os trabalhos que forem aceitos para publicação, após o devido processo avaliativo, serão publicados sob uma licença Creative Commons, na modalidade Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International Public License (CC BY-NC-ND 4.0). Esta licença permite que qualquer pessoa copie e distribua a obra total e derivadas criadas a partir dela, desde que seja dado crédito (atribuição) ao autor / à autora / aos autores / às autoras.