EXPERIÊNCIA E TRANSMISSÃO NA PRODUÇÃO LITERÁRIA DE WALTER BENJAMIN

Résumé

Após oito décadas de sua morte, a obra de Walter Benjamin (1892-1940) permanece profundamente fértil e debatida em todo o mundo, mas, sobretudo, no Brasil. Presentemente, no entanto, gostaríamos de sublinhar que há ainda uma faceta dela especialmente carente de discussões mais robustas entre nossos pares, a saber, a criação literária propriamente dita do filósofo berlinense. Para levar a pretensão de reflexão filosófica sobre esse nicho ao êxito, visando demonstrar que também ela está prenhe dos aspectos conceituais de sua intenção social e política, investigaremos aqui os pequenos contos: O anoitecer da viagem (Der Reiseabend, no original) (1932) e O lenço (Das Taschentuch, em alemão) (1933). Nossa hipótese é, portanto, que, com base nos conceitos de experiência (Erfahrung) e transmissão (Überlieferung), torna-se possível articular aqui uma aproximação entre as reflexões teórico-sociais e estético-literárias de Walter Benjamin, que permite pensar mais profundamente o alcance e a radicalidade política dessa obra.

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Biographie de l'auteur

Davi Galhardo Oliveira Filho, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutorando em Filosofia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. Mestre em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (2019), especialista em Gestão Educacional e Escolar pela Universidade Estadual do Maranhão (2019) e licenciado em Filosofia pela Universidade Federal do Maranhão (2016). Estuda principalmente os seguintes temas: Estética, Filosofia Social e Política, Filosofia Contemporânea, Teoria Crítica, Sociedade do Espetáculo, Idealismo Alemão, Pensamento Dialético, Conteúdos e Métodos de Ensino da Filosofia, Cinema e Anarquismo. Dedica-se ao estudo dos seguintes autores: G. W. F. Hegel, Karl Marx, Walter Benjamin e Guy Debord. É coordenador do Grupo de Estudos em Filosofia e Literatura (UEMA) e membro do Grupo de Pesquisa em Arte, Autonomia e Política (PUC-Rio/CNPq). Atualmente é professor do Centro de Ensino Superior de Bacabeira - CESBA e da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA. Também é bacharelando em Direito na Universidade Federal do Maranhão - UFMA.

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Publiée
2021-09-14
Rubrique
Artigos