A LETRA DE UM RELATO

história da recepção filosófica da psicanálise em Curitiba-PR

Résumé

O texto trata da história da recepção da psicanálise em Curitiba. A primeira parte apresenta um relato biográfico que explora a formação das instituições na cidade através da memória da autora. Apresenta também as iniciativas de Filosofia e Psicanálise que marcaram essa recepção. A segunda parte explora o modelo wittgensteiniano de linguagem como metodologia, principalmente os jogos de linguagem e as semelhanças de família, aplicados à psicanálise e à relação entre as instituições psicanalíticas.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Biographie de l'auteur

Maria Cristina de Távora Sparano, Universidade Federal do Piauí

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (1972), mestrado em Filosofia - Université de Paris I - Pantheon Sorbonne (1980), Doutorado Sanduiche em Filosofia- Université de Montréal (1994) e doutorado em Filosofia da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002). Pós- doutorado em Filosofia - University of Geneva (2013-2014). Tem formação em Psicanálise (Coisa Freudiana - Transmissão em Psicánalise e Escola Brasileira de Psicánalise, Curitiba - PR). Professora de Filosofia (UFPI) . Foi Professora do Programa de pós graduação em Ética e Epistemologia (mestrado UFPI). Foi Professora Permanente do Programa de Pós Graduação em Letras (mestrado - UFPI). Atualmente é professora permanente do Mestrado Profissional PROF_FILO/UFPI. Atua como docente e pesquisadora na área de Filosofia e de Psicánalise - disciplinas específicas, Filosofia da Linguagem, Epistemologia e Metodologia Científica. Membro do núcleo de sustentação e atualmente Foi Coordenadora do GT Filosofia e Psicánalise da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF). Lider do Grupo de Pesquisa Filosofia e Psicanálise (CNPQ) Sócia fundadora da Sociedade Brasileira de Filosofia Analítica (SBPHA) e associada à Sociedade Latino Americana de Filosofia Analítica (ALFAN). 

Références

CHAUVIRÉ, Christiane. Wittgenstein. Trad. Maria Luiza Borges Zahar. Rio de Janeiro: Zahar Ed, 1989.
CONDÉ, Mauro Lucio Leitão. Wittgenstein, linguagem e mundo. São Paulo: Annablume, 1998.
FREUD, Sigmund. Recordar, Repetir, Elaborar. Obras Completas. SP: Cia das Letras, 2010.
FREUD, Sigmund. Escritores criativos e devaneios. Edição Standard das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, Vol. 9. Rio de Janeiro: Imago, 1980.
LACAN, Jacques. Écrits. Paris: Seuil, 1966.
LACAN, Jacques. Revista Ornicar, n.2- 021, Paris- FR: Ed. Seuil, 1980.
LETRAS DA COISA. N. 0. Publicação de Coisa Freudiana, Transmissão em Psicanálise. Curitiba, 1985.
LETRAS DA COISA. N. 2. Publicação de Coisa Freudiana: Transmissão em Psicanálise. Curitiba, 1985.
MILLER, Jacques-Alain. Uma tradução [Paris, 19 de janeiro de 2011]. In: Escola Brasileira de Psicanálise. Trad. Vera Avellar Ribeiro. Disponível em: . Acesso em: 10 mai. 2021.
MILNER, Jean Claude. A Obra clara: Trad. Procópio Abreu, Rio de Janeiro: Zahar,1996.
VALÉRY, Paul. Cahiers. Col: Bibliothéque de la Pléiade. Paris, Ed. Gallimard., 1974.
WITTGENSTEIN, Ludwig. Cultura e Valor, ed. por George Henrik von Wright. Lisboa: Edições 70, 1980.
WITTGENSTEIN, Ludwig. Investigações Filosóficas: Ludwig Wittgenstein. Trad. José João de Almeida. Philosophische Untersuchungen. 1922.
Publiée
2021-10-22
Rubrique
Relatos