O CAPITAL DE MARX NO INTERIOR DA LONGA TRADIÇÃO DIALÉTICA

Résumé

O presente artigo procura estabelecer uma relação entre O Capital, de Marx, os Diálogos, de Platão, e a obra de Lênin, tendo como fio condutor o método dialético aplicado pelos três autores. A semelhança encontrada é no movimento de ascensos e descensos (no plural) realizado por aqueles que já percorreram o caminho até a essência da realidade e precisam retornar (descer) aos seus antigos colegas para contribuir com o ascenso destes.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Biographie de l'auteur

Fernando Frota Dillenburg, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (1985), mestrado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (2006), doutorado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (2011) e pós-doutorado na Universidade Estadual de Campinas (2013). É professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência nas áreas de Filosofia (com ênfase em Teoria da Dialética) e Economia Política.

Références

BENOIT, Hector. Sobre a crítica (dialética) de O capital. In: Revista Crítica Marxista, nº 3, São Paulo: Brasiliense, 1996.

BENOIT, Hector. Pensando com (ou contra) Marx? Sobre o método dialético de O Capital. In: Crítica Marxista, nº 8, São Paulo: Xamã, junho/1999.

BENOIT, Hector. A odisseia dialógica de Platão. Tese de Livre-docência. Unicamp, S/D.

LÊNIN, Obras completas. Madrid: Akal, 1976.

MARX, K. A ideologia alemã. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

MARX, K. O Capital: crítica da economia política. São Paulo: Abril Cultural, 1983.

MARX, K.; ENGELS, F. Mensagem do Comitê Central à Liga dos Comunistas. In: Karl Marx e Friedrich Engels – Obras escolhidas. São Paulo : Alga-Omega, S/D.

PLATÃO. A república. São Paulo: Martin Claret, 2005.

Publiée
2017-12-28
Rubrique
Artigos