ENSINAR FILOSOFIA: POR ONDE COMEÇAR?

Résumé

Um dos grandes desafios dos professores recém graduados em filosofia é o “como ensinar”. Não é raro que um jovem profissional se sinta perdido diante de estudantes do ensino médio, sem saber quais estratégias de ensino utilizar para desenvolver um bom trabalho. Nosso artigo compartilha algumas práticas de ensino que podem auxiliar professores da área, não só os jovens profissionais, mas também os mais experientes que procuram aprimorar suas aulas. Primeiramente apresentamos práticas que visam despertar nos alunos o interesse pelos problemas filosóficos. Num segundo momento explicamos algumas práticas que permitem ao estudante aplicar os conhecimentos adquiridos nas aulas sobre ética, filosofia política e lógica. Ao final, discutimos como as práticas de ensino aqui propostas estão alinhados a um projeto de “educação para democracia”.

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Bibliographies de l'auteur

Maikon Chaider Silva Scaldaferro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutorando em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professor do Instituto Federal do Espírito Santo.

Claudiana Campanharo, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2014), graduação em Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2007) e graduação em Bacharelado em Filosofia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2010). Atualmente é professora na Secretaria Municipal de Educação e professora e na Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo. Tem experiência na área de Filosofia, e interesse na de Filosofia Política, Ensino de Filosofia, Psicanálise e Educação.

Références

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GALLO, Sílvio. Chegou a hora da Filosofia. Revista educação. Disponível em: http://revistaeducacao.uol.com.br/textos.asp?codigo=12008 Acesso: set. 2018.

HABERMAS, Jürgen. Teoría de la acción comunicativa II: crítica de la razón funcionalista. Madri: Taurus Humanidades, 1987.

NUSSBAUM, Martha. Sem fins lucrativos: por que a democracia precisa das humanidades. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2015.

RAWLS, John. Justiça e Democracia. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

Publiée
2019-10-04
Rubrique
Artigos