O ENSINO DE LITERATURA PERPASSADO PELA TEORIA LITERÁRIA: ANÁLISES LITERÁRIAS E CONCEPÇÕES DE IDENTIDADE

  • Ana Claúdia Marini Silva Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Eliane Maria Oliveira Giacon UEMS
  • Ruberval Franco Maciel UEMS

Resumo

O presente artigo tem como objetivo ressaltar a importância da inserção de teoria literária nas análises literárias no ensino de literatura. A meta da transmissão de pressupostos teóricos é possibilitar a conquista da leitura crítica pelos alunos do ensino médio sobre questões que envolvam a identidade e a hibridização cultural. Por meio de pesquisa bibliográfica, abordaremos três concepções de identidade, de acordo com os argumentos de Stuart Hall e outros estudiosos, para análise dos personagens de dois romances históricos contemporâneos brasileiros, “Viva o povo brasileiro”, de João Ubaldo Ribeiro, e “Cunhataí”, de Maria Filomena Boissou Lepecki.

Biografia do Autor

Ana Claúdia Marini Silva, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Mestranda em Historiografia Literária da Pós-Graduação Mestrado em Letras da UEMS
Eliane Maria Oliveira Giacon, UEMS
Professora Doutora da Pós-Graduação do Mestrado em Letras - UEMS
Ruberval Franco Maciel, UEMS
Prof. Dr. do Mestrado em Letras - UEMS

Referências

BERND, Zilá. UTÉZA, Francis. O caminho do meio: uma leitura da obra de João Ubaldo Ribeiro. Porto Alegre : Editora da Universidade, 2001, p. 137-138.

BHABHA, Homi K. O Local da Cultura. 5ª ed. Trad. Myriam Ávila, Eliana Lourenço de Lima Reis & Gláucia Renate Gonçalves. Belo Horizonte: UFMG, 2010, p. 126, 165, 207.

CANDIDO, Antonio. Literatura e Sociedade. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2011, p.147.

CANDIDO, Antonio. Vários escritos. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2004, p. 191.

GIACON, Eliane Maria de Oliveira. Literatura e identidade nacional: uma leitura de viva o povo brasileiro. Jundiaí: Paço Editorial, 2012, p. 92,93, 95.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 9ª ed. Trad. Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. Rio de Janeiro: DP&A, 2004, p. 16, 21, 25, 60.

NASCIMENTOS, Naiara Almeida. Cunhataí e os dilemas do leitor pós-moderno. Da narrativa ao romance: a prosa da Guerra do Paraguai nos limites da ficção (Histórica) contemporânea. Tese de doutoramento. Universidade Federal do Paraná, 2006, p. 303.

NOLASCO, Edgar Cezar. Arte, Cultura e Literatura em Mato Grosso do Sul: por uma conceituação da identidade local. Campo Grande: Life Editora, 2011, p. 155.

Publicado
2015-05-22