AS AÇÕES DE SECURITIZAÇÃO NA FRONTEIRA CORUMBÁ/BRASIL – PUERTO QUIJARRO/BOLÍVIA E OS SEUS IMPACTOS NAS PERCEPÇÕES SOCIAIS SOBRE AS MIGRAÇÕES
Resumo
Este artigo tem por objetivo examinar a percepção social sobre migrantes internacionais na cidade de Corumbá-MS. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e análise de dados obtidos a partir de questionário encaminhado a brasileiros(as) residentes na cidade. O artigo está organizado em três seções: a primeira contextualiza as migrações contemporâneas e as ações de securitização delineadas pelos Estados nacionais; a segunda aborda a concepção de fronteira à luz da geopolítica clássica e os planos estratégicos para a faixa de fronteira implementados pelo Estado brasileiro; e a terceira apresenta o retrato das percepções sociais de corumbaenses sobre a migração.
Publicado
2022-06-19
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.