LITERATURA INFANTIL NA FRONTEIRA BRASIL-BOLÍVIA

PEQUENOS LEITORES FRONTEIRIÇOS

  • Tarissa Marques Rodrigues dos Santos

Resumo

Este artigo é um relato das atividades práticas de literatura infantil, em uma Escola de Educação Integral Rural situada no Assentamento Tamarineiro I, em Corumbá-MS, na fronteira Brasil-Bolívia. Trata-se de uma vivência literária com crianças entre 7 e 10 anos que objetivou através da literatura infantil boliviana, estimular a criatividade, indagações, fantasias, realidade no sentir-se fronteiriço, enfatizando a perspectiva humanizadora da literatura. Caminhando nesse elo: fronteira, leitura e construção da identidade, que se procurou, nesta intervenção, conceituar essas temáticas de maneira interligada, pontuando questões empíricas com as obras infantis boliviana “Horacio y sus amigos” e Juanito y los frijoles mágicos”.

Biografia do Autor

Tarissa Marques Rodrigues dos Santos

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Mestra em Estudos Fronteiriços pela mesma Instituição. Membro do Grupo de Pesquisa LIFROS-"Literatura, Fronteira e Sociedade", e do GEPDGE Grupo de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento, Gênero e Educação. É pesquisadora do Observatório Fronteiriço das Migrações Internacionais. 

Publicado
2022-08-05
Seção
Dossiê: Migrafron: Diálogos metodológicos e perspectivas de inserções sociais