A ESCOLA INTEGRAL EM REGIÃO DE FRONTEIRA BRASIL(MS)-BOLÍVIA

  • Thiago da Silva Godoy Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS
  • Antônio Firmino de Oliveira Neto UFMS
  • André Afonso Vilela Rede Municipal de Ensino de Campo Grande

Resumo

A Escola Integral foi implantada Rede Municipal de Ensino de Corumbá, no Mato Grosso do Sul, em 2012. Corumbá é uma cidade brasileira fronteiriça com a Bolívia. Atrai grande número de pessoas, especialmente estudantes de escolas básicas, provindos da Bolívia. Há relações humanas nesse encontro de culturas diferentes. E nessa relação encontra a escola que se torna território para essas relações. O estudo de caso da Municipal Tilma Fernandes Veiga quer contribuir nessa reflexão. Saber como se dá e como se pode compreender as relações culturais nesse espaço é o objetivo desse artigo gerado por entrevistas e observação com os envolvidos.

Biografia do Autor

Thiago da Silva Godoy, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS
Formado em Filosofia, pós graduado em Comunicação, Educação e Estudo da Sexualidade.
Antônio Firmino de Oliveira Neto, UFMS
Professor da UFMS/Câmpus de Aquidauana e docente do Mestrado em Estudos Fronteiriços da UFMS/Câmpus do Pantanal.
André Afonso Vilela, Rede Municipal de Ensino de Campo Grande

Filósofo, professor da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande e Mestrando do Programa de Mestrado Profissional em Educação UEMS.

Publicado
2015-05-22
Seção
DOSSIÊ: FRONTEIRA, IDENTIDADE E TERRITÓRIO