A EVOLUÇÃO SISTEMAS INTEGRADOS DE PRODUÇÃO NO BRASIL E OS DESAFIOS DA GESTÃO PARA A SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA

Resumo

As práticas inadequadas do monocultivo na agricultura e do manejo dos animais na pecuária resultaram em problemas ambientais, mas superados pelo sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF); são objetivos deste artigo: apresentar o histórico da evolução da agricultura, pecuária e os sistemas integrados de produção no Brasil, com ênfase na ILPF; descrever os principais pontos a serem observados considerando os aspectos econômicos antes da implantação do sistema ILPF. Como procedimento metodológico, trata-se de um artigo de revisão da literatura, com abordagem descritivo-exploratória e a pesquisa permite a compreensão de tecnologias no campo com viés conservacionista, e que agrega valor à economia.

Biografia do Autor

Lara de Carvalho Teixeira, UFG

Engenheira Florestal, Mestre em Agronegócio; Doutoranda em Agronegócio Universidade Federal de Goiás – Programa de Pós graduação em Agronegócio – PPGAGRO/UFG, Goiânia-GO; Bolsista CAPES

Francine Neves Calil , UFG

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria (2000), graduação em Licenciatura Plena Em Letras Português Inglês pelo Centro Universitário Franciscano (2000) , mestrado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria (2003) e doutorado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria (2008).  Docente universitária do Curso de Engenharia Florestal, do Programa de Pós-Graduação em Agronomia e do Programa de Pós-Graduação em Agronegócio da Universidade Federal de Goiás (UFG).

MALLU DE MENDONÇA BARROS, UNIFASAM - UFG

Doutoranda em Agronegócios, na linha de pesquisa de Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional – PPGAGRO- UFG; Administradora; Mestre em Conservação e Preservação do Cerrado (PPGCRENAC-IFGOIANO); Servidora pública da Prefeitura de Goiânia, lotada Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA, atualmente licenciada para o doutorado). Docente universitária.

Publicado
2024-01-30