FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA FRONTEIRA: AS NOVAS PRÁTICAS CONSTRUIDAS POR PARTICIPANTES DO PROJETO RUEDAS DE CONVERSACIONES.

AS NOVAS PRÁTICAS CONSTRUIDAS POR PARTICIPANTES DO PROJETO RUEDAS DE CONVERSACIONES.

  • Maricarla Brito Moreno GEIFA
  • Zuíla Guimarães Cova dos Santos Universidade Federal de Rondônia-UNIR

Resumo

O artigo traz os resultados de uma pesquisa descritiva qualitativa. O objetivo deste estudo foi identificar as possíveis práticas escolares interculturais desenvolvida por professores participantes do projeto. Os sujeitos da pesquisa foram professores de escolas públicas localizadas em faixas de fronteira internacional e que possuem alunos imigrantes. O nosso referencial teórico está embasado nos estudos de FREIRE (2021), que discute a questão da formação docente; nos estudos de CANDAU (2021), cuja obra discute os conceitos de multiculturalidade e interculturalidade; IMBERNÓN (2009), o qual apresenta o desenvolvimento de novos conceitos da formação permanente e SANTOS (2016) sobre escolas em fronteiras.

Biografia do Autor

Zuíla Guimarães Cova dos Santos, Universidade Federal de Rondônia-UNIR

Doutora em Geografia pela UFPR, professora do Departamento de Ciências da Educação da Universidade Federal de Rondônia -UNIR.

Publicado
2024-02-22
Seção
Dossiê: VIII SEF