COOPERAR PARA DESENVOLVER: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO MATO GROSSO DO SUL SEM FRONTEIRAS

  • Rodrigo Maia Marcelo Pirani Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Tito Carlos Machado de Oliveira Cadef

Resumo

O presente artigo registra o trabalho desenvolvido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso do Sul (SEBRAE/MS) e do Fundo Multilateral de Investimentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (FUMIN/BID), o qual culminou na execução do Projeto Apoio à Integração Competitiva em Ambiente de Fronteira, denominado de Projeto Mato Grosso do Sul sem Fronteiras. O propósito do artigo é mostrar a importância do projeto na ampliação e na consolidação da cooperação transfronteiriça para o desenvolvimento de micro e pequenas empresas, através do aprendizado do autor na execução do convênio durante quatro anos.

Biografia do Autor

Rodrigo Maia Marcelo Pirani, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Apresentação de um modelo prático de alianças publicas e privadas para o desenvolvimento da fronteira do Mato Grosso do Sul com a Bolívia e Paraguai.
Tito Carlos Machado de Oliveira, Cadef
Geógrafo. Professor Titular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Coordenador do Centro de Análise e Difusão do Espaço Fronteiriço - Cadef

Referências

BRASIL, República Federativa do. Bases para uma proposta de desenvolvimento e integração da faixa de fronteira. Grupo de Trabalho Interfederativo de Integração Fronteiriça. Ministério da Integração Nacional. Brasília: 2010.

FRANCO, Augusto de. Além da renda: A pobreza brasileira como insuficiência de desenvolvimento. Brasília: Millenium Instituto de Política, 2000.

HENDERSON, Hazel. Além da globalização: modelando uma economia global sustentável. Tradução Maria José Scarpa. Editora Cultrix: São Paulo, 2007.

LAGES, Vinicius. TONHOLO, Josealdo. [orgs] Desafios da Competitividade em arranjos produtivos locais: dinâmicas de inovação e papel das incubadoras de empresas e parques tecnológicos. Brasília: Anprotec, 2006.

MACHADO, Lia O. Cidades na fronteira internacional: conceitos e tipologia. Orgs: Angel Nuñes, Maria Medianeira Padoim, Tito Carlos Machado de Oliveira. Dilemas e diálogos platinos. 1. ed. Dourados – MS: Ed UFGD, 2010. 2v

OLIVEIRA, T.C.M de. Lógica espacial do território fronteiriço – os casos das aglomerações de Ponta Porã-Pedro Juan Caballero e Ládário-Corumbá-Puerto Quijarro-Puerto Suarez: Mato Grosso do Sul Sem Fronteiras: características e interações territoriais: Brasil, Bolívia, Paraguai / [organização SEBRAE/MS]. 1.ed. - Campo Grande, MS: Visão: SEBRAE/MS, 2010.il.

VALE, Gláucia Maria Vasconcellos. Territórios Vitoriosos: o papel das redes organizacionais. Editora Garamond e SEBRAE, 2007.

ZAPATA, Tânia; AMORIM, Mônica; ARNS, Paulo Cesar. Desenvolvimento territorial à Distância. Florianópolis: SEaD/UFSC, 2007.

Publicado
2015-05-22