O SISFRON COMO PROJETO ESTRATÉGICO DO EXÉRCITO BRASILEIRO NA DEFESA DA FRONTEIRA OESTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55028/g7zxwe37

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar a importância do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras – Sisfron – como elemento fundamental da defesa nacional e projeto estratégico do Exército Brasileiro. Analisa o papel do Sisfron à luz da Política Nacional de Defesa e da Estratégia Nacional de Defesa, destacando o monitoramento integrado e o uso de tecnologias na proteção do território. A pesquisa, de natureza qualitativa e bibliográfica, demonstra que a ausência de políticas territoriais favorece o avanço do crime transnacional e reforça a necessidade de presença estatal efetiva na faixa de fronteira.

Biografia do Autor

  • ELISA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

    Geógrafa, Mestre e Doutora em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é Docente do Departamento de Geografia (Degeo) da Universidade do Triângulo Mineiro (UFTM) e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Fronteiriços (PPGEF) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

  • Lia Andrea , UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

    Mestre e Doutoranda em Estudos Fronteiriços pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Fronteiriços (PPGEF) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).  Oficial da reserva da Marinha do Brasil

Downloads

Publicado

2026-02-20

Edição

Seção

Dossiê: Estudos Fronteiriços