APONTAMENTOS SOBRE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E AS FRONTEIRAS BRASILEIRAS

  • JOANA DE BARROS AMARAL UNICAMP

Resumo

 

Neste texto apresento apontamentos sobre a educação nas fronteiras. Tenho a intenção de oferecer reflexões sobre políticas educacionais para a fronteira, sejam no âmbito nacional, estadual ou municipal. Inicialmente traço elementos conceituais sobre as fronteiras, buscando alimentar a reflexão sobre aspectos educacionais deste território para, ao final, trazer a tona alguns questionamentos. Os apontamentos fazem parte das observações realizadas durante o desenvolvimento do estudo “Panorama da Educação na Fronteira” realizado entre 2014 e 2015 pela Assessoria Internacional do Ministério da Educação.



Biografia do Autor

JOANA DE BARROS AMARAL, UNICAMP
Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da UNICAMP. Mestre em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional pela Universidade de Brasília. Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade de São Paulo e Diploma de Estudos Avançados em Educação Ambiental pela Universidade de Santiago de Compostela. Experiência na formulação e gestão de projetos e programas de cooperação do Ministério da Educação com países da África e da América do Sul. Interesse na pesquisa em torno da atuação das instituições públicas brasileiras na cooperação educacional, na internacionalização da Educação Superior, na circulação internacional de estudantes.
Publicado
2016-12-11
Seção
Dossiê: Educação e Cooperação nas Fronteiras Brasileiras