A UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ EM OIAPOQUE: REALIDADE, POTENCIALIDADES E DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NA FRONTEIRA BRASIL – GUIANA FRANCESA.

  • PAULO GUSTAVO PELLEGRINO CORREA Universidade Federal do Amapá
  • MARIANA JANAINA DOS SANTOS ALVES Universidade Federal do Amapá – Campus Binacional de Oiapoque.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar brevemente a experiência da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) no desenvolvimento da educação universitária na fronteira do extremo norte do Brasil. A compreensão da Universidade como um ator local, com capacidade de ação internacional é feita a partir do conceito de paradiplomacia. Apontamos alguns diferentes atores, nacionais e subnacionais, na dinâmica da educação universitária na fronteira. Finalmente, focamos nas ações do Campus Binacional da UNIFAP na cidade do Oiapoque. 

Biografia do Autor

MARIANA JANAINA DOS SANTOS ALVES, Universidade Federal do Amapá – Campus Binacional de Oiapoque.
Mestra em Teoria Literária. Chefe da Divisão de Cooperação e Relações Interinstitucionais e Professora no curso de Letras na Universidade Federal do Amapá – Campus Binacional de Oiapoque. Membro do Núcleo de Pesquisa em Estudos Literários - NUPEL.
Publicado
2016-12-11
Seção
Dossiê: Educação e Cooperação nas Fronteiras Brasileiras