RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PEIF: O TURISMO COMO RESGATE IDENTITARIO NA FRONTEIRA CORUMBÁ-PUERTO QUIJARRO

  • Suzana Vinicia Mancilla Barreda Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Mercy Ramos Gomes Escola Municipal José de Souza Damy
  • Maria Luiza Marcondes Escola Municipal José de Souza Damy

Resumo

Este artigo origina-se de experiência desenvolvida na região da fronteira Bolívia-Brasil com a participação de professores da educação básica e orientação de professores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, com vistas à implantação do Programa Escolas Interculturais de Fronteira. Trata da realização do projeto Pontos turísticos de Corumbá-Puerto Quijarro/Puerto Suárez, realizado em duas escolas localizadas em ambos os lados da fronteira, Ampliamos a discussão para o sentido que tem o turismo como atividade sociocultural e a ressignificação do cotidiano expresso em registros denominados “pontos turísticos”. Identificamos aspectos identitários que permeiam as questões de fronteira e seus efeitos nos sujeitos.

Biografia do Autor

Suzana Vinicia Mancilla Barreda, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Professora do Curso de Letras. Área: Ensino de língua espanhola e prática em língua espanhola
Mercy Ramos Gomes, Escola Municipal José de Souza Damy
Professora da Educação Básica na Escola Municipal José de Souza Damy. Participante do Programa Escolas Interculturais de Fronteira.
Maria Luiza Marcondes, Escola Municipal José de Souza Damy
Professora da Educação Básica na Escola Municipal José de Souza Damy. Participante do Programa Escolas Interculturais de Fronteira.

Referências

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Publicado
2015-05-22
Seção
DOSSIÊ: FRONTEIRA, IDENTIDADE E TERRITÓRIO