Universidade Estadual de Mato Grosso, Campus de Corumbá, década de 1970: sobre a formação de professores leigos de Ciências

  • KATIA GUERCHI GONZALES Unesp - Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho"
  • ANTONIO VICENTE MARAFIOTI GARNICA Unesp - Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho"

Resumo

Esse artigo tem como objetivo delinear alguns elementos sobre o movimento para a formação de professores leigos de Ciências, ocorrido na década de 1970, na Universidade Estadual de Mato Grosso – UEMT, atual Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Corumbá. Depoimentos de pessoas que, de alguma forma, participaram desse projeto específico de formação docente, foram constituídos e analisados à luz da História Oral. Dessas análises surgem indícios de que esse campus da UEMT, desde seu início, teve papel fundamental no processo de formação de professores na região sul do estado de Mato Grosso Uno.

Referências

ALVES, G. L. As Licenciaturas Parceladas de curta duração dentro de uma política de formação de recursos humanos. Coleção Cadernos. Corumbá, MT. n.1. p. 01-63, 1973.

BARALDI, I. M. Retraços da Educação Matemática na região de Bauru (SP): uma história em construção. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista – UNESP, Rio Claro, 2003.

BARUKI, S. A Universidade e o Desenvolvimento Regional. Dimensão. Corumbá, MT. n.5/7. p.07-11, 1975.

BITTAR, M. Mato Grosso do Sul a construção de um estado: regionalismo e divisionismo no sul de Mato Grosso. Campo Grande: Editora UFMS, 2009.

BOTH, B. C. Sobre a formação de professores de matemática em Cuiabá-MT (1960-1980). Dissertação de Mestrado em Educação Matemática – Universidade Estadual Paulista – Unesp, Rio Claro, 2014.

BOURLEGAT, C. A. L. Mato Grosso do Sul e Campo Grande: articulações espaço-temporais. Tese de doutorado. Unesp. Presidente Prudente, 2000.

BRAGA M. N. S. A Relevância do Programa de Treinamento e Aperfeiçoamento de Professores de Ciências Experimentais e Matemática – PROTAP (1969-1974) na Formação de Professores de Matemática na Década de 70. Anais do IX Seminário Nacional de História da Matemática. Sergipe, 2011.

CURY, F. G. Uma história da formação de professores de Matemática e das Instituições formadoras do Estado de Tocantins. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista – Unesp, Rio Claro, 2011.

DALCIN, A.; SILVA, A.A. Memórias do Curso de Licenciatura em Matemática da Unemat de Barra do Bugres. Cuiabá: KCM Editora, 2012.

FAORO, T.C.T. A Formação de Professores de Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul: um olhar sobre os anos iniciais da licenciatura em Dourados. 2014. Dissertação de Mestrado em Educação Matemática. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Campo Grande/MS. 2014.

FERNANDES, D. N. Sobre a formação do professor de matemática no Maranhão: cartas para uma cartografia possível. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista – Unesp, Rio Claro, 2011.

MOREIRA, W. B. Minha terra tem palmeiras onde canta o sabiá... : sobre o Projeto Inajá e a formação de professores no médio Araguaia. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas – Unesp Rio Claro, 2016.

MORO, N. D. O poder legalizado no processo de formação das fronteiras econômica e demográfica no sul do Estado de Mato Grosso (décadas de 1960-70). Revista Eletrônica História em Reflexão, v. 3, n. 6, 2009.

NASCIMENTO, T. R. A criação das Licenciaturas Curtas no Brasil. Revista HISTEDBR On-Line, v. 12, n. 45, 2012.

NOGUEIRA, R. G. A formação do professor de Matemática nos cursos de Licenciatura da UEMT: 1962-1979. InterMeio: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - UFMS, v.11, n.21, p.40-51, 2005.

ROSA, J. P. As duas histórias da Universidade :1966-1978. Campo Grande: Núcleo de Imprensa Universitária, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul –UFMS, 1993.

SILVA, C. R. M. da. Uma, Nove ou Dez Narrativas sobre as Licenciaturas em Ciências e Matemática em Mato Grosso do Sul. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista – Unesp, Rio Claro, 2015.

Publicado
2018-02-08