A FUNÇÃO DOCENTE NA PERCEPÇÃO DE ALUNOS DE PEDAGOGIA DO CAMPUS DO PANTANAL

  • Márcia Regina do Nascimento Sambugari Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo

Aborda-se nesse artigo acerca das manifestações sobre a docência na percepção de alunos de Pedagogia. Buscou-se analisar as disposições sobre a função docente trazidas pelos futuros professores ao curso, bem como as apreendidas no referido curso. Constatou-se que os alunos trazem noções distintas de como um professor deve atuar, a partir de situações internalizadas na família, escolarização e igreja, sendo muitas delas reforçadas no decorrer da realização do curso. Aponta-se, portanto, para a necessidade de se trabalhar com uma concepção alargada de formação que leve em consideração o percurso, os referenciais iniciais da profissão trazidos pelos futuros professores.

Biografia do Autor

Márcia Regina do Nascimento Sambugari, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professora Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus do Pantanal (CPAN), Corumbá, MS no Curso de Pedagogia e do Programa de Pós Graduação em Educação/CPAN/UFMS, nível Mestrado. Doutora  em Educação pelo Programa de Estudos Pós-graduados em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Publicado
2018-06-15