DINÂMICAS SOCIOAMBIENTAIS NA FAIXA DE FRONTEIRA DO ESTADO DO PARÁ: O CASO DO MUNICÍPIO DE ALMEIRIM

  • Andrea dos Santos Coelho Fundação de Apoio para Projetos de Pesquisa de Ciência e Tecnologia Espacial (FUNCATE)
  • Marcia Nazaré Rodrigues Barros Fundação de Apoio para Projetos de Pesquisa de Ciência e Tecnologia Espacial (FUNCATE)
  • José Roberto Pereira Damasceno Polícia Militar do Pará
Palavras-chave: Faixa de fronteira, Uso da terra, Ordenamento do território.

Resumo

A implantação do Projeto Jari no Vale do Jari, onde se localiza o município de Almeirim, foi responsável pela alteração do padrão de organização local, originando diversos problemas socioambientais. Esse trabalho objetiva contribuir para o entendimento da atual dinâmica municipal, através de informações sobre o uso da terra e ordenamento do território. Como resultados observamos que dentro da base produtiva, a mineração é a atividade mais importante para a economia municipal; os conflitos fundiários se acirraram com a exploração madeireira, em área de floresta nativa pelo Grupo Jari e as áreas protegidas sofrem com a pressão sobre seus recursos naturais.

Biografia do Autor

Andrea dos Santos Coelho, Fundação de Apoio para Projetos de Pesquisa de Ciência e Tecnologia Espacial (FUNCATE)
Graduação em Geografia (Licenciatura/ Bacharelado) pela Universidade Federal do Pará. Mestrado em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Pará. Foi Diretora de Pesquisas e Estudos Ambientais do Instituto de Desenvolvimento, Econômico, Social e Ambiental do Pará – IDESP. Atualmente é especialista em geoprocessamento Pleno I na Fundação de apoio para projetos de pesquisa de ciência e tecnologia espacial (FUNCATE), e desenvolve suas atividades no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE/Centro Regional da Amazônia, no âmbito dos Projetos TerraClass; Prodes Pretérito; Metodologia Não Floresta e Prodes Incerteza. É professora na rede pública estadual, lecionando no ensino médio e no Programa de Educação de Jovens e Adultos. Atua nos seguintes temas: Indicadores de sustentabilidade, Zoneamento Ecológico-Econômico, Mapeamento e qualificação de uso da terra, Elaboração de cenários, Planejamento e gestão ambiental e do território.
Marcia Nazaré Rodrigues Barros, Fundação de Apoio para Projetos de Pesquisa de Ciência e Tecnologia Espacial (FUNCATE)
Engenheira Florestal, mestre em Ciências Florestais pela Universidade Federal Rural da Amazônia. Trabalhou com Licenciamento Ambiental na Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Pará. Trabalhou no Projeto Cenários para Amazônia: clima, biodiversidade e uso da terra, no Museu Paraense Emílio Goeldi. Participou do Projeto Censo da Biodiversidade na Amazônia, sobre a riqueza de espécies na Amazônia Brasileira. Prestou consultoria pelo Banco mundial para atuar no Projeto TerraClass com Classificação de imagens e mapeamento da vegetação secundária em 20 municípios do estado do Pará. Atuou como bolsista CNPq no Centro Regional da Amazônia com mapeamento de uso e cobertura da Terra nas áreas desflorestadas da Amazônia Legal. Atua como especialista em geoprocessamento pleno pela Fundação de Ciência, aplicações e tecnologias espaciais no Projeto de Monitoramento de Uso e Cobertura da Terra na Amazônia Legal executado no Centro Regional da Amazônia, atuando no gerenciamento do projeto TerraClass, com atividades de desenvolvimento de metodologia para auxílio de mapeamento, execução de trabalho em campo e gerenciamento de equipe.
José Roberto Pereira Damasceno, Polícia Militar do Pará
Possui especialização em Gestão Estratégica Corporativa pela Universidade Católica de Brasília (UCB-DF); Especialização em Gestão Estratégica e Defesa Social pela Universidade Federal do Pará (UFPA); Especialização em Defesa Social e Cidadania pelo Instituto de Ensino de Segurança do Pará (IESP); Bacharel em Direito pela Universidade da Amazônia (UNAMA); Graduação Tecnológica em processamento de dados pela Universidade da Amazônia (UNAMA)

Referências

ALMEIDA, A. S; VIEIRA, I. C. G. Centro de Endemismo Belém: Status da vegetação remanescente e desafios para a conservação biológica e restauração ecológica. Revista de Estudos Universitários, Sorocaba, v. 36, n. 3, p. 95-111, Dez. 2010.

AMORIM, P. et. al. Diagnóstico Econômico-Ambiental do município de Almeirim, Pará. Instituto Florestal Tropical (IFT) e Instituto De Manejo E Certificação Florestal E Agrícola (IMAFLORA). Belém, 2010.

Antunes, A. O minerador humanista. Revista Ecológico. Belo Horizonte – MG, 2013

BECKER, B. K. Espaço e Desenvolvimento Desigual: uma percepção da década de 1970. In: VIEIRA, I. C. G. As Amazônias: ensaios sobre geografia e sociedade na região amazônica. v.1. 1ª ed. Rio de Janeiro: Garamond, 2015. 520 p.

BORBA, W. Fronteiras e Faixa de Fronteira: Expansionismo, Limites e Defesa. História, Rio Grande, v. 4, n. 2: 59-78, 2013.

BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Histórico do Município de Almeirim/PA. Disponível em: < http://cidades.ibge.gov.br/painel/historico.php?lang=&codmun=150050&search=para|almeirim|infograficos:-historico/>. Acesso em: 02 ago. 2017.

CAMARGO, M. L. G. da. O Latifúndio do Projeto Jari e e Propriedade da Terra na Amazônia Brasileira. 2015. 236 p. Tese (Doutorado em Geografia – Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas). Universidade de são Paulo - USP, São Paulo, São Paulo.

CAMARGO, M. M. A certificação do latifúndio: considera¬ções acerca do registro Torrens como blindagem da proprieda¬de privada no caso das terras concentradas pelo Projeto Jari. Geousp – Espaço e Tempo (Online), v. 20, n. 2, p. 330-348, mês. 2016. ISSN 2179-0892.

CARDOSO, F. H; MÜLLER, G. Amazônia Expansão do Capitalismo [on line]. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2008. Disponível em: <http://books.scielo.org>. Acesso em: 23 jun 2017.

GONÇALVES, C. W. P. Amazônia, Amazônias. São Paulo: Contexto, 2001.

GREISSING, Anna. A Região do Jari, do Extrativismo ao Agronegócio: as contradições do desenvolvimento econômico na Amazônia florestal no exemplo do Projeto Jari. Revista de Estudos Universitários da Universidade de Sorocaba, 2011, 36 (3), pp.20-37.

MELLO, N. A. de. Políticas territoriais na Amazônia. 1ª Ed. São Paulo: AnnaBlume, 2006.

MONTEIRO, M. A. Mineração industrial na Amazônia e suas implicações para o desenvolvimento regional. Estud. av. vol.19 no.53 São Paulo Jan./Apr. 2005.

NASCIMENTO, E. S. Almeirim no Contexto da Segurança Pública. 2017. Cap. Sub Cmt da 27ª CIPMF – PM/PA

SCHERMA, M, A. As Políticas Brasileiras para a Faixa de Fronteira: Um Olhar Partir das Relações Internacionais. 2015. 272 p. Tese (Doutorado em Relações Internacionais – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas). Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, Campinas, São Paulo.

SILVA, A. R. F. da. Perspectivas das políticas territoriais na faixa de fronteira internacional da Amazônia oriental brasileira: Estados do Pará e do Amapá. 2011. 190p. Dissertação (Mestrado em Geografia - Instituto de Filosofia e Ciências humanas). Universidade Federal do Pará - UFPA, Belém, Pará.

VERISSIMO, A. et. al. Áreas Protegidas na Amazônia Brasileira: avanços e desafios. Imazon. Belém; Instituto Socioambiental. São Paulo, 2011.

Publicado
2017-09-26
Seção
VI Seminário de Estudos Fronteiriços