CAMPUS DO PANTANAL DA UFMS: CONTRIBUIÇÕES PARA O INTERCULTURALISMO

  • Bárbara Regina Gonçalves da Silva Barros UFMS
  • Maria Cristina Lanza de Barros UFMS/CPAN
  • Ramona Trindade Ramos Dias UFMS/CPAN
Palavras-chave: interculturalismo, identidade, UFMS/Campus do Pantanal

Resumo

O objetivo deste estudo foi discutir como o campus do Pantanal da UFMS trata as questões das minorias em seus cursos. O método utilizado foi o da pesquisa documental na plataforma da instituição e nos projetos pedagógicos dos cursos. Através do exame dos documentos disponíveis na plataforma PROPP e consultas a projetos educacionais dos cursos disponíveis no site do Campus do Pantanal, foi comprovado que há muitos projetos, teses e artigos sobre o assunto, embora os resultados dessas não atinjam a comunidade universitária como um todo, o que seria fundamental para disseminar as ideias de interculturalidade.

Biografia do Autor

Bárbara Regina Gonçalves da Silva Barros, UFMS
Professora no Curso de Sistemas de Informação
Maria Cristina Lanza de Barros, UFMS/CPAN
Professora no Curso de Geografia
Ramona Trindade Ramos Dias, UFMS/CPAN
Assessora da direção

Referências

ANDRADE, M. A diferença que desafia a escola: apontamentos iniciais sobre a prática pedagógica e a perspectiva intercultural. In: Andrade, M. A diferença que desafia a escola. Rio de Janeiro: Quartet/Faperj, 2009, p. 13-47.

CANDAU, V. M e equipe. Multiculturalismo e educação: questões, tendências e perspectivas. In: CANDAU, V. M. Sociedade, educação e culturas. Petrópolis: Vozes, 2010, p. 13-101.

COSTA, E. A. ; DIAS, R.T.R . Lugar e territorialidades dos bolivianos em Corumbá-MS. Cadernos de Estudos Culturais , v. 7, p. 33-46, 2015.

COSTA, G.V. L. da. Os bolivianos em Corumbá-MS: conflitos e relações de poder na fronteira. Mana, Rio de Janeiro, v. 21, n. 1, p. 35-63, abril 2015.

DIAS, R. T. R. A moradia dos bolivianos em Corumbá-MS: singularidades do espaço fronteiriço. f. Dissertação (Mestrado em Estudos Fronteiriços) – UFMS, 2010.

ESSELIN, P. M.; OLIVEIRA, M. A. Reflexões sobre Fronteiras Sul-Americanas. Revista ArteCiência.com. Year VIII, Number 6, February 2013 – December 2013. Disponível em < http://artciencia.com/index.php/artciencia/article/view/361> Acessado em 05 de abril de 2016.

FERREIRA, S. M. da P., SILVA, R. V. Contato linguístico na fronteira Brasil – Bolívia: hibridações étnicas, culturais e sociais. Estudios Históricos, Uruguai, Año IV, Edicion n. 9, Diciembre 2012. Disponível em <http://www.estudioshistoricos.org/ edicion9/eh0905.pdf>. Acessado em 04 de abril de 2016.

HERNÁNDEZ-REYNA, M. Sobre los sentidos de “Multiculturalismo” e “Interculturalismo”. Universidad Autónoma Indígena de México, Mochicahui, El Fuerte, Sinaloa. Ra Ximhai: revista científica de sociedad, cultura y desarrollo sostenible , Vol. 3, n. 2, Mayo – Agosto 2007, p. 429 – 442.

PERES, R. G. Mulheres na Fronteira: A migração de bolivianas para Corumbá – MS. 211 f. Tese (Doutorado em Demografia) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, 2009.

SENA, D. M. O cotidiano de estrangeiros num lugar cosmopolita: Corumbá, 1870 – 1888. Saeculum, n. 27 – jul./dez. 2012.

VIEGAS, A. C. M.; MARTINS, S. R. O. A Religiosidade Afro-brasileira na fronteira: os terreiros de umbanda em Corumbá-MS. UFMS, Corumbá. Revista GeoPantanal. V. 10, n.18, 2015.

Campus do Pantanal <http://cpan.sites.ufms.br/> acesso em 24 de março de 2016.

Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social < http://cpan.sites.ufms.br/ especializacao-em-educacao-pobreza-e-desigualdade-social/> Acesso em 26 de maio de 2016.

Mestrado em Educação http://cpan.sites.ufms.br/mestrado-em-educacao/ Acesso em 26 de maio de 2016.

Mestrado em Estudos Fronteiriços <http://cpan.sites.ufms.br/category/pos-graduacao/mestrado/estudos-fronteiricos/> Acesso em 26 de maio de 2016.

Projeto Pedagógico do Curso de Administração <http://cpan.sites.ufms.br/ administracao/projeto-pedagogico/> Acesso em 26 de maio de 2016.

Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Biologia <http://cpan.sites.ufms.br/files/2016/02/Projeto-pedagógico-C-biológicas-CPAN-sequencia-151.pdf> Acesso em 26 de maio de 2016.

Projeto Pedagógico do Curso de Ciências Contábeis < http://cpan.sites.ufms.br/ciencias-contabeis/projeto-pedagogico/> Acesso em 26 de maio de 2016.

Projeto Pedagógico do Curso de Direito <http://cpan.sites.ufms.br/files/2015/06/DIREITO-541_Res_Coeg_554_2014.pdf> Acessado em 05 de abril de 2016.

Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Educação Física <http://cpan. sites.ufms.br/educacao-fisica/projeto-pedagogico/> Acesso em 26 de maio de 2016

Projeto Pedagógico do Curso de Psicologia <http://cpan.sites.ufms.br/ files/2015/07/PPP-curso-de-Psicologia-2014.pdf> Acesso em 05 de abril de 2016.

Projeto Pedagógico do Curso de Sistemas de Informação http://cpan.sites.ufms.br/ sistemas-de-informacao/projeto-pedagogico-sistemas-de-informacao/ Acesso em 26 de maio de 2016.

Pro-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação <http://sigproj1.mec.gov.br/resultado.consulta.php? &inst=1&apro=0&exec=0&sit=0&ordenar=4&direcao=1&regiao=Centro%20Oeste&estado=25&bplataforma=2> Acesso em 25 de março de 2016.

Publicado
2018-03-20