CAMPUS DO PANTANAL DA UFMS: CONTRIBUIÇÕES PARA O INTERCULTURALISMO
Resumo
O objetivo deste estudo foi discutir como o campus do Pantanal da UFMS trata as questões das minorias em seus cursos. O método utilizado foi o da pesquisa documental na plataforma da instituição e nos projetos pedagógicos dos cursos. Através do exame dos documentos disponíveis na plataforma PROPP e consultas a projetos educacionais dos cursos disponíveis no site do Campus do Pantanal, foi comprovado que há muitos projetos, teses e artigos sobre o assunto, embora os resultados dessas não atinjam a comunidade universitária como um todo, o que seria fundamental para disseminar as ideias de interculturalidade.
Referências
ANDRADE, M. A diferença que desafia a escola: apontamentos iniciais sobre a prática pedagógica e a perspectiva intercultural. In: Andrade, M. A diferença que desafia a escola. Rio de Janeiro: Quartet/Faperj, 2009, p. 13-47.
CANDAU, V. M e equipe. Multiculturalismo e educação: questões, tendências e perspectivas. In: CANDAU, V. M. Sociedade, educação e culturas. Petrópolis: Vozes, 2010, p. 13-101.
COSTA, E. A. ; DIAS, R.T.R . Lugar e territorialidades dos bolivianos em Corumbá-MS. Cadernos de Estudos Culturais , v. 7, p. 33-46, 2015.
COSTA, G.V. L. da. Os bolivianos em Corumbá-MS: conflitos e relações de poder na fronteira. Mana, Rio de Janeiro, v. 21, n. 1, p. 35-63, abril 2015.
DIAS, R. T. R. A moradia dos bolivianos em Corumbá-MS: singularidades do espaço fronteiriço. f. Dissertação (Mestrado em Estudos Fronteiriços) – UFMS, 2010.
ESSELIN, P. M.; OLIVEIRA, M. A. Reflexões sobre Fronteiras Sul-Americanas. Revista ArteCiência.com. Year VIII, Number 6, February 2013 – December 2013. Disponível em < http://artciencia.com/index.php/artciencia/article/view/361> Acessado em 05 de abril de 2016.
FERREIRA, S. M. da P., SILVA, R. V. Contato linguístico na fronteira Brasil – Bolívia: hibridações étnicas, culturais e sociais. Estudios Históricos, Uruguai, Año IV, Edicion n. 9, Diciembre 2012. Disponível em <http://www.estudioshistoricos.org/ edicion9/eh0905.pdf>. Acessado em 04 de abril de 2016.
HERNÁNDEZ-REYNA, M. Sobre los sentidos de “Multiculturalismo” e “Interculturalismo”. Universidad Autónoma Indígena de México, Mochicahui, El Fuerte, Sinaloa. Ra Ximhai: revista científica de sociedad, cultura y desarrollo sostenible , Vol. 3, n. 2, Mayo – Agosto 2007, p. 429 – 442.
PERES, R. G. Mulheres na Fronteira: A migração de bolivianas para Corumbá – MS. 211 f. Tese (Doutorado em Demografia) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, 2009.
SENA, D. M. O cotidiano de estrangeiros num lugar cosmopolita: Corumbá, 1870 – 1888. Saeculum, n. 27 – jul./dez. 2012.
VIEGAS, A. C. M.; MARTINS, S. R. O. A Religiosidade Afro-brasileira na fronteira: os terreiros de umbanda em Corumbá-MS. UFMS, Corumbá. Revista GeoPantanal. V. 10, n.18, 2015.
Campus do Pantanal <http://cpan.sites.ufms.br/> acesso em 24 de março de 2016.
Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social < http://cpan.sites.ufms.br/ especializacao-em-educacao-pobreza-e-desigualdade-social/> Acesso em 26 de maio de 2016.
Mestrado em Educação http://cpan.sites.ufms.br/mestrado-em-educacao/ Acesso em 26 de maio de 2016.
Mestrado em Estudos Fronteiriços <http://cpan.sites.ufms.br/category/pos-graduacao/mestrado/estudos-fronteiricos/> Acesso em 26 de maio de 2016.
Projeto Pedagógico do Curso de Administração <http://cpan.sites.ufms.br/ administracao/projeto-pedagogico/> Acesso em 26 de maio de 2016.
Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Biologia <http://cpan.sites.ufms.br/files/2016/02/Projeto-pedagógico-C-biológicas-CPAN-sequencia-151.pdf> Acesso em 26 de maio de 2016.
Projeto Pedagógico do Curso de Ciências Contábeis < http://cpan.sites.ufms.br/ciencias-contabeis/projeto-pedagogico/> Acesso em 26 de maio de 2016.
Projeto Pedagógico do Curso de Direito <http://cpan.sites.ufms.br/files/2015/06/DIREITO-541_Res_Coeg_554_2014.pdf> Acessado em 05 de abril de 2016.
Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Educação Física <http://cpan. sites.ufms.br/educacao-fisica/projeto-pedagogico/> Acesso em 26 de maio de 2016
Projeto Pedagógico do Curso de Psicologia <http://cpan.sites.ufms.br/ files/2015/07/PPP-curso-de-Psicologia-2014.pdf> Acesso em 05 de abril de 2016.
Projeto Pedagógico do Curso de Sistemas de Informação http://cpan.sites.ufms.br/ sistemas-de-informacao/projeto-pedagogico-sistemas-de-informacao/ Acesso em 26 de maio de 2016.
Pro-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação <http://sigproj1.mec.gov.br/resultado.consulta.php? &inst=1&apro=0&exec=0&sit=0&ordenar=4&direcao=1®iao=Centro%20Oeste&estado=25&bplataforma=2> Acesso em 25 de março de 2016.