PROJETO INTERDISCIPLINAR NO ENSINO FUNDAMENTAL: O RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA

  • Marcelo Dias de Moura Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS Campus do Pantanal - CPAN Matemática - Licenciatura - CPAN
  • Mariana da Silva Santos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS Campus do Pantanal - CPAN Letras - Português/Inglês - CPAN
Palavras-chave: PIBID, Interdisciplinaridade, Ensino Fundamental

Resumo

O trabalho expõe os resultados obtidos pelo projeto desenvolvido por um dos subgrupos do Programa Institucional de Iniciação à Docência, Interdisciplinar da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. O projeto, “As drogas lícitas e ilícitas”, executado durante o segundo semestre de 2016, visava à conscientização dos alunos sobre tal tema concomitante ao ensino dos conteúdos pré-estabelecidos a serem instruídos dentro da série. Através de um planejamento de aula com fundamentação teórica na área de Interdisciplinaridade e Educação, foi possível alcançar o objetivo esperado, comprovando a possibilidade de um ensino significativo associado à realidade social e diferentes disciplinas paralelamente.

Biografia do Autor

Marcelo Dias de Moura, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS Campus do Pantanal - CPAN Matemática - Licenciatura - CPAN
Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1997), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Brasília (2003) e doutorado em Ciências Mecânicas pela Universidade de Brasília (2016). Atualmente é professor adjunto ii da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Simulação Numérica de Tubos de Sucção, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, formação de educadores, matemática, pibid e modelagem matemática.

Referências

ANTUNES, Irandé. Aula de Português: encontro e intervenção. São Paulo: Parábola, 2003.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa-Brasília: MEC/ SEF, 1998.

NETHULFLED, Adriano Edo. Matemática e literatura infantil: sobre os limites e possibilidades de um desenho curricular interdisciplinar. 2006. 195 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria- RS, 2006. Disponível em: <http://cascavel.ufsm.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1665>. Acesso em: 15 fevereiro, 2017.

POSSENTI, Sírio. Por que (não) ensinar gramática na escola- Campinas, SP: Mercado de Letras: Associação de Leitura do Brasil, 1996. (Coleção Leituras no Brasil).

SANTOS, L.W.; RICHE, R.C.; TEIXEIRA, C.J. Análise e produção de textos. São Paulo: Contexto, 2012.

TATURCE, Gisela Lobos. Da escola ao mercado de trabalho. Disponível:< http://www.fcc.org.br/conteudosespeciais/difusaoideias/pdf/entrevista_escola_mercado.pdf>. Acesso em 8 de agosto de 2016.

Publicado
2018-07-27