OS 50 ANOS DO CAMPUS DO PANTANAL E SUA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NA PÓS-GRADUAÇÃO: UM OLHAR SOBRE OS LÓCUS INVESTIGATIVOS

  • Karla Jocelya Nonato UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
  • Rogers Barros de Paula UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
Palavras-chave: Pós-graduação. Lócus investigativos. Campus do Pantanal.

Resumo

Considerando a necessidade de um balanço crítico periodicamente da produção científica, no presente artigo objetiva-se apontar que lócus investigativos emergem da produção acadêmica dos programas de pós-graduação do Campus do Pantanal, na ocasião de seus 50 anos de existência. Para tanto, procede-se à metodologia de pesquisa do tipo Estado da Arte, ao estabelecer métodos de catalogação das pesquisas levantadas. Desse modo, foram levantadas 160 pesquisas em nível de mestrado, segundo os quais emergiram 07 categorias de lócus investigativos, com uma característica mais local, embora tenham pesquisas pontuais que apresentam lócus investigativos menos recorrentes.

Referências

BRASIL. Plano Nacional de Pós-graduação (2011-2020). Brasília : Capes, 2010.

BRASIL. Contribuição da pós-graduação brasileira para o desenvolvimento sustentável: Capes na Rio+20. Brasília : Capes, 2012.

BRASIL. Portaria nº 213, de 19 de julho de 2016. Estabelece o conceito de “cidades-gêmeas” nacionais, os critérios para essa definição e lista todas as cidades brasileiras por estado que se enquadram nesta condição. Diário Oficial da União, nº138, de 20 de julho de 2016, seção 1, p. 12.

CORUMBÁ, 2017. Banho de São João: Press Trip do Ministério do Turismo já está em Corumbá. Disponível em: <http://www.corumba.ms.gov.br/noticias/banho-de-sao-joao-press-trip-do-ministerio-do-turismo-ja-esta-em-corumba/20892/>. Acesso em: 18 de jun. de 2017.

FERREIRA, N. S. A. As pesquisas denominadas ‘estado da arte’. Educação & Sociedade, Campinas, ano 23, n. 79, p. 257-272, ago. 2002.

PAULA, R. B. Retratos do formador de professores de matemática a partir das pesquisas acadêmicas produzidas na região Centro-Oeste (2005-2012). 161 p. Mestrado em Educação Matemática. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Campo Grande, 2014.

PPGE/CPAN. Apresentação do programa. Disponível em: <http://ppgefcpan.ufms.br/apresentacao/>. Acesso em: 18 de jun. de 2017.

PPGEF/CPAN. Apresentação do programa. Disponível em: <https://ppgefcpan.ufms.br/>. Acesso em: 18 de jun. de 2017.

ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo “Estado da Arte” em educação. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 6, n. 19, p. 37-50, set./dez. 2006.

Publicado
2018-04-11