OS DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM CORUMBÁ – MS

  • Karen Silva Simões
  • Regina Baruki-Fonseca Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Formação de professores, Língua lnglesa, Anos Iniciais

Resumo

O artigo apresenta resultados de uma pesquisa cujo objetivo é revelar os desafios enfrentados na formação de professores do curso de Letras em relação à prática docente da Língua Inglesa para os anos iniciais na cidade de Corumbá/MS. Baseia-se em Imbernón (2011), dados da British Council (2015) e na entrevista com uma integrante da Secretaria Municipal de Educação. A partir dos dados coletados na SEMED, contrapondo com a realidade no Campus do Pantanal/UFMS, conclui-se que o maior desafio no curso de Letras sobre formar professores é dominar práticas pedagógicas para trabalhar com crianças do Ensino Fundamental I.

Biografia do Autor

Karen Silva Simões
Graduada do Curso Licenciatura em Letras, Habilitação Português-Inglês, Campus do Pantanal, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
Regina Baruki-Fonseca, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Professora de Língua Inglesa, Estágio e Prática de Ensino em Língua Inglesa. Curso de Licenciatura em Letras Habiltação Português/Inglês do CPAN/UFMS.

Referências

BARUKI-FONSECA, Regina. O fazer do professor de língua inglesa: uma leitura fenomenológica. Berlin: Novas Edições Acadêmicas, 2014.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental. Brasília, DF: MEC, 1998.

BRITISH COUNCIL. O ensino de inglês na educação pública brasileira. 1. ed. São Paulo, 2015.

GARCIA, C.M. Formação de professores; para uma mudança educativa, Porto: Porto Editora, 1995.

GARDNER, Howard. Estruturas da mente: a teoria das inteligências múltiplas. Porto Alegre: ArtMed, 1994. Disponível em: <http://www.lendo.org/teoria-inteligencias-multiplas-gardner>. Acesso em 15 mar. 2017.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza/ Francisco Imbernón; [tradução Silvana Cobucci Leite]. – 9. Ed. – São Paulo: Cortez, 2011. (Coleção questões de nossa época; v.14) Título original: Formase para El cambio y La incertidumbre. Bibliografia. ISBN 978-85-1630-4.

MARTINS, C.C. (1999): Os Atuais modelos de formação de professores: reflexos In III Congresso Internacional sobre Formação de Professores nos Países de Língua e Expressões Portuguesa, p. 27-44, Teorias e Práticas Educativas na Formação de Professores. Desafios para o Século XXI (2003).

TREVISAN, Suzana. O ensino de língua inglesa nas primeiras séries do ensino fundamental: apontando justificativas, traçando objetivos e adaptando atividades de um livro didático. Porto Alegre, 2010.

Publicado
2018-07-19