SENTIDOS QUE CONFIGURAM O BRASIL: O SUJEITO E SUA LÍNGUA

  • Regiane Coelho Pereira Reis Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Campus do Pantanal

Resumo

Este ensaio objetiva evidenciar o acontecimento discursivo intitulado “Língua e Ignorância”, configurado como manifesto da ABRALIN (Associação Brasileira de Linguística), redigido pela então presidente, Maria José Foltran, contextualizado na polêmica instaurada a partir de um trecho do Livro didático do MEC: Por uma vida melhor. Para tanto, apresentamos, opinativamente, uma discussão linguística, seguida da posição teórica de Foltran a partir do acontecimento midiático que operacionalizou um mal-dizer no espaço da escolarização. O texto sofreu vários recortes, expondo questões de variação linguística, além da reflexão sobre o ensino de língua materna/oficial brasileira.

Biografia do Autor

Regiane Coelho Pereira Reis, Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Campus do Pantanal
Professora de Linguística e de  Língua Portuguesa do Curso de Letras da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Campus do Pantanal (UFMS/CPAN).

Referências

AUROUX, Sylvain. A revolução tecnológica da gramatização. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1992.

AUROUX, Sylvain. A filosofia da linguagem. (traduzido por José Horta Nunes). Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1998.

BAGNO, Marcos. Preconceito Linguístico. São Paulo: Edições Loyola, 1999.

BIDERMAM, Maria Tereza Camargo. As Dimensões daPalavra.In: Revista de Filologia e Linguística Portuguesa. Araraquara, SP: Ed. ENUESP, Campus de Araraquara, nº 2, p. 81-118, 1998.

COSERIU, Eugenio. Teoria da linguagem e linguística geral: cinco estudos. Rio de Janeiro: Presença; São Paulo: Editora da USP, 1979.

COUTINHO, Ismael de Lima. Pontos de Gramática Histórica. 7ª ed. Rio de Janeiro: Ao livro Técnico, 1976.

DIÉGUES JUNIOR, Manuel. Regiões Culturais do Brasil.Rio de Janeiro: INEP, 1960.

GUIMARÃES, Eduardo; ZOPPI-FONTANA, Mônica. Introdução às ciências da linguagem: a palavra e a frase. Campinas: Pontes Editores, 2006.

GUSDORF, Georges. A Palavra. Lisboa: Edições 70, 1995.

PFEIFFER, Claudia Regina Castellanos. O saber escolarizado como espaço de institucionalização da língua. In: GUIMARÃES, Eduardo; BRUM de PAULA, Mirian Rose. (Orgs.) Sentido e Memória. Campinas: Pontes Editores, 2005, p. 27-39.

SILVA, Rosa Virgínia Mattos e. Ensaios para uma sócio-história do português brasileiro. São Paulo: Parábola editorial, 2004.

ORLANDI, Eni Puccinelli. A dança das gramáticas. In: ORLANDI, Eni Puccinelli. Terra à vista: discurso do confronto velho e novo mundo. São Paulo: Cortez/Ed. Da UNICAMP, 1990, p. 73-100.

Publicado
2015-05-22