A AUSÊNCIA DE FRONTEIRA NO ENSINO DE HISTÓRIA: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL DE DUAS ESCOLAS ENTRE BRASIL E BOLÍVIA

  • Tânia Bernadete Perucci Pascoal UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL
  • Lucilene Machado Garcia Arf Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Campus do Pantanal
Palavras-chave: Palavras-chave, fronteira, história regional, ensino, currículo.

Resumo

A Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 e a Lei nº 070, de 20 de dezembro de 2010 (Lei da Educação “Avelino Siñani - Elizardo Pérez”), em vigor no Brasil e na Bolívia respectivamente, estabelecem que o currículo escolar deverá contemplar uma parte diversificada, considerando-se as características regionais e locais. Para fins de averiguar o cumprimento das citadas normas, analisamos no presente artigo o planejamento escolar documentado de duas escolas (uma brasileira e a outra boliviana) relativamente ao ensino da História Regional, e traçamos um breve comparativo entre ambos.

Biografia do Autor

Tânia Bernadete Perucci Pascoal, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL
Mestranda em Estudos Fronteiriços na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/CPAN. Graduada em História e Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Especialista emEducação em Direitos Humanos pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Servidora Públicae Advogada.
Lucilene Machado Garcia Arf, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Campus do Pantanal
Doutora em Teoria da Literatura, Mestre em Estudos literários, graduada em Letras, especialista em Língua e cultura espanhola. Professora Adjunta/UFMS, Coordenadora do Projeto de Extensão Escolas Culturais de Fronteiras (UFMS).

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Publicado
2018-07-23