PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR COMO INSTRUMENTO DE GARANTIA DO DIREITO HUMANO À ALIMENTAÇÃO ADEQUADA E SUA CONTRIBUIÇÃO AO DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL

  • Jaciara Reis Nogueira Garcia Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Irene Carniatto Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Adriana Maria De Grandi Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Resumo

Este artigo tem o objetivo de demonstrar de qual forma o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) pode ser utilizado como instrumento de garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA). Apresenta resultados da execução do PNAE no município de Marechal Cândido Rondon, Paraná. Observou-se que a aplicação das diretrizes do PNAE aliados à compreensão dos gestores municipais em relação à alimentação podem ampliar a visão e o conhecimento dos envolvidos com a questão e promover transformações de cunho social. Assim, tornam-se instrumentos de promoção do DHAA e do DRS

Biografia do Autor

Jaciara Reis Nogueira Garcia, Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Nutricionista da Prefeitura de marechal Cândido Rondon. Docente do curso de Nutrição do Centro Universitário Assis Gurgacz.Mestre em desenvolvimento Rural Sustentável e Especialista em Segurança Alimentar e Nutricional.
Irene Carniatto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Profª. Doutora, docente e pesquisadora do Colegiado de Ciências Biológicas da UNIOESTE, Professora do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Rural Sustentável. Campus de Cascavel. PR..
Adriana Maria De Grandi, Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Profª. Doutora, do Centro de Ciências Agrárias da UNIOESTE, Professora do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Rural Sustentável. Campus Marechal Cândido Rondon, PR.
Publicado
2018-10-29
Seção
Dossiê: Desenvolvimento Rural Sustentável