ANÁLISE DO ENSINO DE EMPREENDEDORISMO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE ARIQUEMES, ESTADO DE RONDÔNIA

  • Aparecido Cláudio Scavassa Faculdade Interamericana de Porto Velho - UNIRON
  • Maria Aparecida Santos e Campos Universidade Internacional Iberoamericana de San Juan Campeche, México,
  • Olímpia Torres Fernandes Franco Faculdade de Educação de Porto Velho
Palavras-chave: Ensino Fundamental, Empreendedorismo, Jovens Empreendedores, Primeiros Passos.

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar a abrangência e o fortalecimento do espirito empreendedor do programa  Jovens Empreendedores Primeiros Passos SEBRAE que fomenta a disseminação da cultura de empreendedorismo  entre as crianças e adolescentes  do ensino fundamental. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, qualitativa descritiva e analítica, com pesquisa de campo com a amostra composta por 608 alunos de 07 escolas municipais de ensino fundamental, da cidade de Ariquemes (RO, Brasil). Resultado: observou-se que o debate, o estudo e a prática do empreendedorismo nas salas de aula, mesmo com crianças e jovens, pode despertar e fortalecer o espírito empreendedor.

Biografia do Autor

Aparecido Cláudio Scavassa, Faculdade Interamericana de Porto Velho - UNIRON
Mestre em Consultoria e Direção Turística, Professor do Núcleo de Ciências Gerenciais da Faculdade Interamericana de Porto Velho (RO) Brasil. Doutorando em Educação pela UNINI - Universidad Internacional Iberoamericana.
Maria Aparecida Santos e Campos, Universidade Internacional Iberoamericana de San Juan Campeche, México,
PhD em Educação, Professora e orientadora do doutorado da UNINI - Universidad Internacional Iberoamericana
Olímpia Torres Fernandes Franco, Faculdade de Educação de Porto Velho
Gestora da rede municipal de ensino na cidade de Ariquemes (RO), Brasil

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Publicado
2019-06-05