REPRESENTAÇÕES LINGUÍSTICAS E CULTURAIS NOS ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS NA ÁREA URBANA EM ARROYO CONCEPCIÓN – FRONTEIRA BOLÍVIA BRASIL

Autores

  • Sander Kaio Brandão de Souza
  • Suzana Vinicia Mancilla Barreda Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Docente

DOI:

https://doi.org/10.55028/geop.v18i35.19777

Resumo

Este estudo trata das representações linguísticas e culturais expressas nos cartazes públicos em Arroyo Concepción, distrito boliviano próximo a Corumbá (MS). Objetiva analisar a presença do castelhano boliviano, das suas línguas originárias, bem como do português - incluindo as misturas entre essas línguas. Para tanto, procedeu-se à coleta, classificação e análise interpretativista dos registros fotográficos obtidos na área urbana do referido distrito. O resultado apresenta uma paisagem linguística plural e miscigenada com representações que revelam a complexidade linguística e cultural na referida fronteira. Trata-se de uma pesquisa inaugural nesta fronteira Bolívia-Brasil, podendo ser ampliado em pesquisas futuras.

Biografia do Autor

  • Suzana Vinicia Mancilla Barreda, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Docente
    Possui graduação em Letras, Licenciatura - habilitação Português-Espanhol pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2002), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2007) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2017). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Prática de ensino de línguas estrangeiras, atuando principalmente nos seguintes temas: língua espanhola, português como língua estrangeira/língua de fronteira, cultura, interculturalidade, fronteira, formação de professores e ensino de línguas.

Downloads

Publicado

2024-02-22

Edição

Seção

Dossiê: VIII SEF