FRONTEIRA BRASIL-BOLÍVIA

MULTILINGUISMO E CONTATO ENTRE LÍNGUAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55028/jjqy7r79

Resumo

O estudo investiga a diversidade linguística na fronteira entre Corumbá (Brasil) e Puerto Quijarro (Bolívia), com o objetivo de identificar e analisar as línguas em circulação nessa região, bem como as dinâmicas linguísticas entre seus habitantes, mediante uma abordagem qualitativa e documental. Os resultados revelam a convivência de línguas, como português, castelhano, línguas originárias, de migração e o portunhol como prática comunicativa. Embora a diversidade seja perceptível, é frequentemente reduzida à categoria das línguas majoritárias, fato que invisibiliza as identidades e culturas locais. O estudo propõe uma reflexão sobre as ausências linguísticas e os significados socioculturais dessas escolhas na fronteira.

Biografia do Autor

  • Sander Kaio Brandão de Souza, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

    Licenciado em Letras português-espanhol (UFMS). Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Estudos Fronteiriços. Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional. pelo Faculdades Metropolitanas de São Paulo , Brasil(2021). Professor Convocado da Escola Municipal 17 de Março , Brasil

  • Luciana Escalante Pereira, IFPA ÔBIDOS

    Possui graduação em Gestão Ambiental pela Universidade Federal da Grande Dourados (2011). Doutora (2018) e Mestre (2014) na área de concentração Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos pelo Programa de Pós-graduação em Tecnologias Ambientais da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atua principalmente com Análises Ambientais, com ênfase em Geotecnologias. Trabalha no Laboratório de Geoprocessamento do Câmpus do Pantanal - UFMS, como técnica de laboratório em geoprocessamento.

Downloads

Publicado

2026-02-20

Edição

Seção

Dossiê: Estudos Fronteiriços