Percepção Ambiental e Biofilia nos Parques Urbanos: Uma Revisão Bibliográfica

ENVIRONMENTAL PERCEPTION AND BIOPHILIA IN URBAN PARKS: A BIBLIOGRAPHIC REVIEW

  • Nádia Mattos Melo Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais
  • Alexandre Meira de Vasconcelos Universidade Federal de Mato Grosso doSul, Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais https://orcid.org/0000-0003-0824-9495
  • Tatiane do Nascimento Lima Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Aquidauana, Laboratório de Estudos em Biodiversidade.

Resumo

A busca por cidades e ambientes para um melhor bem-estar, saúde mental e física está em constante discussão, principalmente em ambientes urbanos. O presente trabalho analisou dados textuais em pesquisas voltadas aos temas percepção ambiental e biofilia nos parques urbanos. Para tal, foi realizado um levantamento de documentos dentro da base de dados Scopus com os temas correlatados. Após o levantamento dos dados bibliográficos foi utilizado o software Iramuteq para o processamento e análise estatística dos textos observados. Concluiu-se que as palavras “urbano” e “parques” está em destaque nos documentos analisados pelo Iramuteq, e ligados a palavras como “saúde”, “bem-estar físico e mental”. A palavra “biofilia” pouco se apresenta na análise, uma vez que representa um tema ainda pouco pesquisado.  

Biografia do Autor

Tatiane do Nascimento Lima, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Aquidauana, Laboratório de Estudos em Biodiversidade.
Formada em Biologia, com pós-graduação em Gestão Ambiental. Mestrado e Doutorado em Ecologia e COnservação. Atua nas áreas de Ecologia Aplicada e Práticas em Ecologia voltadas para o Ciências e Biologia.
Publicado
2023-05-10