Percepção Ambiental e Biofilia nos Parques Urbanos: Uma Revisão Bibliográfica
ENVIRONMENTAL PERCEPTION AND BIOPHILIA IN URBAN PARKS: A BIBLIOGRAPHIC REVIEW
Resumo
A busca por cidades e ambientes para um melhor bem-estar, saúde mental e física está em constante discussão, principalmente em ambientes urbanos. O presente trabalho analisou dados textuais em pesquisas voltadas aos temas percepção ambiental e biofilia nos parques urbanos. Para tal, foi realizado um levantamento de documentos dentro da base de dados Scopus com os temas correlatados. Após o levantamento dos dados bibliográficos foi utilizado o software Iramuteq para o processamento e análise estatística dos textos observados. Concluiu-se que as palavras “urbano” e “parques” está em destaque nos documentos analisados pelo Iramuteq, e ligados a palavras como “saúde”, “bem-estar físico e mental”. A palavra “biofilia” pouco se apresenta na análise, uma vez que representa um tema ainda pouco pesquisado.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).