Percepção Ambiental e Biofilia nos Parques Urbanos: Uma Revisão Bibliográfica
ENVIRONMENTAL PERCEPTION AND BIOPHILIA IN URBAN PARKS: A BIBLIOGRAPHIC REVIEW
Abstract
A busca por cidades e ambientes para um melhor bem-estar, saúde mental e física está em constante discussão, principalmente em ambientes urbanos. O presente trabalho analisou dados textuais em pesquisas voltadas aos temas percepção ambiental e biofilia nos parques urbanos. Para tal, foi realizado um levantamento de documentos dentro da base de dados Scopus com os temas correlatados. Após o levantamento dos dados bibliográficos foi utilizado o software Iramuteq para o processamento e análise estatística dos textos observados. Concluiu-se que as palavras “urbano” e “parques” está em destaque nos documentos analisados pelo Iramuteq, e ligados a palavras como “saúde”, “bem-estar físico e mental”. A palavra “biofilia” pouco se apresenta na análise, uma vez que representa um tema ainda pouco pesquisado.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).