Percepção Ambiental e Biofilia nos Parques Urbanos: Uma Revisão Bibliográfica

ENVIRONMENTAL PERCEPTION AND BIOPHILIA IN URBAN PARKS: A BIBLIOGRAPHIC REVIEW

  • Nádia Mattos Melo Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais
  • Alexandre Meira de Vasconcelos Universidade Federal de Mato Grosso doSul, Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais https://orcid.org/0000-0003-0824-9495
  • Tatiane do Nascimento Lima Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Aquidauana, Laboratório de Estudos em Biodiversidade.

Resumen

A busca por cidades e ambientes para um melhor bem-estar, saúde mental e física está em constante discussão, principalmente em ambientes urbanos. O presente trabalho analisou dados textuais em pesquisas voltadas aos temas percepção ambiental e biofilia nos parques urbanos. Para tal, foi realizado um levantamento de documentos dentro da base de dados Scopus com os temas correlatados. Após o levantamento dos dados bibliográficos foi utilizado o software Iramuteq para o processamento e análise estatística dos textos observados. Concluiu-se que as palavras “urbano” e “parques” está em destaque nos documentos analisados pelo Iramuteq, e ligados a palavras como “saúde”, “bem-estar físico e mental”. A palavra “biofilia” pouco se apresenta na análise, uma vez que representa um tema ainda pouco pesquisado.  

Biografía del autor/a

Tatiane do Nascimento Lima, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Aquidauana, Laboratório de Estudos em Biodiversidade.
Formada em Biologia, com pós-graduação em Gestão Ambiental. Mestrado e Doutorado em Ecologia e COnservação. Atua nas áreas de Ecologia Aplicada e Práticas em Ecologia voltadas para o Ciências e Biologia.
Publicado
2023-05-10