Apontamentos sobre as potencialidades interdisciplinares de espaços não formais de educação

NOTES ON THE INTERDISCIPLINARY POTENTIALITIES OF NON-FORMAL EDUCATION SPACES

  • Karina da Silva Almeida Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS
  • Dirceu Mauricio van Lonkhuijzen Universidade Católica Dom Bosco/UCDB e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS
  • Marcos Vinicius Campelo Junior Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS
  • Suzete Rosana de Castro Wiziack Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS

Abstract

Comumente considerada desafiadora no meio educacional, a interdisciplinaridade é rotulada pelos professores como uma ação complexa a ser desenvolvida. Neste contexto, alguns espaços educativos como os museus, possuem características próprias que propiciam um trabalho interdisciplinar, dada a potencialidade de se realizar uma abordagem mais holística de conteúdos a serem trabalhados nestes ambientes. Considerando esses apontamentos, este texto objetiva elencar as potencialidades interdisciplinares de espaços não formais de educação, mais especificamente museus de ciências e história natural. Como procedimento metodológico, o presente texto trata-se de uma pesquisa de levantamento bibliográfico de cunho qualitativo. Como resultados, apresentamos um levantamento do potencial interdisciplinar desses espaços não formais de educação. Sendo possível, identificar que é possível explorar os museus de ciências e história natural de forma interdisciplinar com êxito. Cujo a intencionalidade, é que sejam promovidos diálogos contínuos entre as disciplinas, relacionando-as, sendo essa uma das premissas da abordagem interdisciplinar.

Author Biographies

Karina da Silva Almeida, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS

Mestranda em Ensino de Ciências pela UFMS.

Dirceu Mauricio van Lonkhuijzen, Universidade Católica Dom Bosco/UCDB e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS

Mestre e doutorando em Ensino de Ciências pela UFMS.

Marcos Vinicius Campelo Junior, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS

Doutor e pós-doutorando em Ensino de Ciências pela UFMS.

Suzete Rosana de Castro Wiziack, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS

 Doutora em Educação pela UCDB e Professora da UFMS.

Published
2022-12-23