PROMOÇÃO DA SAÚDE DE PRÉ-ADOLESCENTES: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA IMPLANTAÇÃO DE ATIVIDADE FÍSICA NA ESCOLA.
PROMOÇÃO DA SAÚDE DE PRÉ-ADOLESCENTES
Palavras-chave:
saúde publica, prevenção primária, adolescente, atenção primária à saúde
Resumo
Este estudo visa apresentar a implantação de um projeto de atividade física na escola direcionado a 103 pré-adolescentes do sexo feminino de 10 a 13 anos matriculadas no ensino fundamental em seis escolas públicas da cidade de Campinas/SP no período entre 2017 a 2018. As práticas de Eutonia, Ginástica Holística e Pilates proporcionaram melhora na postura corporal, aumento da flexibilidade, redução da dor nas costas e melhor percepção da qualidade de vida. Os programas de atividade física na escola são importantes para a promoção, prevenção e reabilitação da saúde das pré-adolescentes. A ampliação dos vínculos entre as áreas de educação e saúde irão reduzir as dificuldades de implementação e desenvolvimento de atividade física na escola favorecendo a ampliação do Programa Saúde na Escola (PSE).Referências
Referências
1. Wu XY, Han LH, Zhang JH, Luo S, Hu JW, Sun K. The influence of physical activity, sedentary behavior on health-related quality of life among the general population of children and adolescents: A systematic review. PLoS One. 2017;12(11): e0187668.
2. Cureau FV, Silva TLN, Bloch KV, Fujimori E, Belfort DR, Carvalho KMB, Leon EB, Vasconcellos MTL, Ekelund U, Schaan BD. ERICA: inatividade física no lazer em adolescentes brasileiros. Rev Saúde Públ. 2016; 50(supl 1):4s.
3. Salvo D, Aguilar-Farias N, Jauregui A, Varela AR. Sex and age disparities in physical activity among Brazilian adolescents: nature or nurture? J Pediatr (Rio J). 2020; 96(1):4-7.
4. Coledan DHC,Arruda GA, Oliveira AR.Efeito crônico do alongamento estático realizado durante o aquecimento sobre a lfexibilidade de crianças. Rev Bras Cineantropom Desempenho Hum 2012; 14(3):296-304.
5. Ludwig O, Kelm J, Hammes A, Schmitt E, Fröhlich M. Targeted Athletic Training Improves the Neuromuscular Performance in Terms of Body Posture From Adolescence to Adulthood-Long-Term Study Over 6 Years. Front Physiol. 2018; 9:1620.
6. Kedra A, Kolwicz-Ganco, Sitarski D, Kedra P, Czaprowski D. Prevalence of back pain and the knowledge of preventive measures in a cohort of 11619 Polish school-age children and youth-an epidemiological study. Medicine. 2019; 98:22. https://doi.org/ 10.1097/MD.0000000000015729.
7. Czaprowski D, Leszczewska J, Kolwicz U, Pawlowska P, Kedra U, Janusz P, Kotwicki T. The comparison of the effects of three Physiotherapy Techniques on Hamstring Flexibility in Children: a prospective, randomized, single-blind study. PLoS One. 2013; 8(8): e 72026.
8. Guthold, R., Stevens, G.A., Riley, L.M., & Bull, F.C. (2020). Global trends in insufficient physical activity among adolescents: a pooled analysis of 298 population-based survey with 1-6 million participants. Lancet Child Adolesc Health, 4(1),23-35. https://doi.org/10.1016/S2352-4642(19)30323-2.
9. Lee, I. M., Shiroma, E.J., Lobelo, F., Puska, P., Blair, S.N., & Katzmarzyk, P.T. (2012). Lancet Physical Activity Series Working Group. Effect of physical inactivity on major non-communicable diseases worldwide: an analysis of burden of disease and life expectancy. Lancet, 380(9838),219-29. https://doi.org/10.1016/S0140-6736(12)61031-9.
10. Sallis, J.F., Bull, F., Guthold, R., Heath, G.W., Inoue, S., Kelly, P., Oyeyemi, A.L., Perez, L.G., Richards, & J., Hallal, P.C. (2016). Lancet Physical Activity Series 2 Executive Committee. Progress in physical activity over the Olympic quadrennium. Lancet, 388(10051),1325-36. https://doi.org/10.1016/S0140-6736(16)30581-5.
11. WHO (2010) Global recommendations on physical activity for health. World Health Organization. https://www.who.int/publications/i/item/9789241599979.
12. Korczak, D.J., Madigan, S., & Colasanto, M. (2017). Children’s physical activity and depression: a meta-analysis. Pediatrics, 139(4), e20162266. https://doi.org/10.1542/peds.2016-2266.
13. Lang, C., Kalak, N., Brand, S., Holsboer-Trachsler, E., Pühse, U., & Gerber, M. (2016). The relationship between physical activity and sleep from mid adolescence to early adulthood. A systematic review of methodological approaches and meta-analysis. Sleep Med Rev, 28:32-45. https://doi.org/10.1016/j.smrv.2015.07.004
14. Paixão JA, Oliveira OS. A não participação nas aulas de Educação Física na perspectiva de alunos do ensino fundamental II. Horizontes. 2017; 35(2): 98-107.
15. Aniszewski E, Henrique J, Oliveira AJ, Alvernaz A, Vianna JA. A (des)motivação nas aulas de educação física e a satisfação das necessidades de competência, autonomia e vínculos sociais. J. Phys. Educ. 2019; v30, e3052.
16. Santiago LM, Rodrigues MTP,Oliveira Junior AD, Moreira TMM. Implantação do Programa Saúde na Escola em Fortaleza-CE: atuação de equipe da Estratégia Saúde da Família. Rev Bras Enferm. 65(6): 1026-9.
17. Brasil. Ministério da Saúde. Ações e Programas. Programa Saúde na Escola (PSE), Brasília: DF; 2007.
18. Brasil EGM, Silva RM, Silva MRF, Rodrigues DP, Queiroz MVO. Promoção da saúde de adolescentes e Programa Saúde na Escola: complexidade a articulação saúde e educação. Rev Esc Enferm USP. 2017; 51:e03276.
19. Bolsanelo D. Educação somática: o corpo enquanto experiência. Motriz:J Phys. Ed. 2005; 11(2): 99-106.
20. Costa FS, Santos AM, Rodrigues JP. A Educação Somática como Perspectiva Inclusiva nas Aulas de Educação Física Escolar. Rev Bras Estud Presença. 2019; 9(1):e79769.
21. González-Galvez N, Poyatos MC, Pardo PJM, Vale RGS, Feito Y. Effects of a Pilates school programo n hamstrings flexibility o adolescents. Rev Bras Med Esporte. 2015; 21(4):302-307.
22. Niaradi FSL, Niaradi MFSL, Gasparetto MERF. Effect of Eutonia, Holistic Gymnastics, and Pilates on body posture for pre-adolescent girls: Randomized clinical trial. J. Bodyw. Mov. Ther. 2022; 30:226-236.
23. Niaradi FSL, Niaradi MFSL, Gasparetto MERF. Eutonia, Ginástica Holística e Pilates na Qualidade de Vida de meninas pré-adolescentes: ensaio clínico randomizado. Motricidade. 2022; 18(1).
24. Gil AC. Métodos e técnicas e pesquisa social. 6ª ed.3 Reimpressão. São Paulo. Atlas.2010.
25. Ferreira IRC, Moysés SJ, França BHS, Carvalho ML, Moysés ST. Percepções de gestores locais sobre a intersetorialidade no Programa Saúde na Escola. Rev Bras Educ. 2014;19(56):61-76.
26. Carvalho FFB. A saúde vai à escola: a promoção da saúde em práticas pedagógicas. Fies Revista de Saúde Coletiva. 2015; 25(4): 1207-1227.
1. Wu XY, Han LH, Zhang JH, Luo S, Hu JW, Sun K. The influence of physical activity, sedentary behavior on health-related quality of life among the general population of children and adolescents: A systematic review. PLoS One. 2017;12(11): e0187668.
2. Cureau FV, Silva TLN, Bloch KV, Fujimori E, Belfort DR, Carvalho KMB, Leon EB, Vasconcellos MTL, Ekelund U, Schaan BD. ERICA: inatividade física no lazer em adolescentes brasileiros. Rev Saúde Públ. 2016; 50(supl 1):4s.
3. Salvo D, Aguilar-Farias N, Jauregui A, Varela AR. Sex and age disparities in physical activity among Brazilian adolescents: nature or nurture? J Pediatr (Rio J). 2020; 96(1):4-7.
4. Coledan DHC,Arruda GA, Oliveira AR.Efeito crônico do alongamento estático realizado durante o aquecimento sobre a lfexibilidade de crianças. Rev Bras Cineantropom Desempenho Hum 2012; 14(3):296-304.
5. Ludwig O, Kelm J, Hammes A, Schmitt E, Fröhlich M. Targeted Athletic Training Improves the Neuromuscular Performance in Terms of Body Posture From Adolescence to Adulthood-Long-Term Study Over 6 Years. Front Physiol. 2018; 9:1620.
6. Kedra A, Kolwicz-Ganco, Sitarski D, Kedra P, Czaprowski D. Prevalence of back pain and the knowledge of preventive measures in a cohort of 11619 Polish school-age children and youth-an epidemiological study. Medicine. 2019; 98:22. https://doi.org/ 10.1097/MD.0000000000015729.
7. Czaprowski D, Leszczewska J, Kolwicz U, Pawlowska P, Kedra U, Janusz P, Kotwicki T. The comparison of the effects of three Physiotherapy Techniques on Hamstring Flexibility in Children: a prospective, randomized, single-blind study. PLoS One. 2013; 8(8): e 72026.
8. Guthold, R., Stevens, G.A., Riley, L.M., & Bull, F.C. (2020). Global trends in insufficient physical activity among adolescents: a pooled analysis of 298 population-based survey with 1-6 million participants. Lancet Child Adolesc Health, 4(1),23-35. https://doi.org/10.1016/S2352-4642(19)30323-2.
9. Lee, I. M., Shiroma, E.J., Lobelo, F., Puska, P., Blair, S.N., & Katzmarzyk, P.T. (2012). Lancet Physical Activity Series Working Group. Effect of physical inactivity on major non-communicable diseases worldwide: an analysis of burden of disease and life expectancy. Lancet, 380(9838),219-29. https://doi.org/10.1016/S0140-6736(12)61031-9.
10. Sallis, J.F., Bull, F., Guthold, R., Heath, G.W., Inoue, S., Kelly, P., Oyeyemi, A.L., Perez, L.G., Richards, & J., Hallal, P.C. (2016). Lancet Physical Activity Series 2 Executive Committee. Progress in physical activity over the Olympic quadrennium. Lancet, 388(10051),1325-36. https://doi.org/10.1016/S0140-6736(16)30581-5.
11. WHO (2010) Global recommendations on physical activity for health. World Health Organization. https://www.who.int/publications/i/item/9789241599979.
12. Korczak, D.J., Madigan, S., & Colasanto, M. (2017). Children’s physical activity and depression: a meta-analysis. Pediatrics, 139(4), e20162266. https://doi.org/10.1542/peds.2016-2266.
13. Lang, C., Kalak, N., Brand, S., Holsboer-Trachsler, E., Pühse, U., & Gerber, M. (2016). The relationship between physical activity and sleep from mid adolescence to early adulthood. A systematic review of methodological approaches and meta-analysis. Sleep Med Rev, 28:32-45. https://doi.org/10.1016/j.smrv.2015.07.004
14. Paixão JA, Oliveira OS. A não participação nas aulas de Educação Física na perspectiva de alunos do ensino fundamental II. Horizontes. 2017; 35(2): 98-107.
15. Aniszewski E, Henrique J, Oliveira AJ, Alvernaz A, Vianna JA. A (des)motivação nas aulas de educação física e a satisfação das necessidades de competência, autonomia e vínculos sociais. J. Phys. Educ. 2019; v30, e3052.
16. Santiago LM, Rodrigues MTP,Oliveira Junior AD, Moreira TMM. Implantação do Programa Saúde na Escola em Fortaleza-CE: atuação de equipe da Estratégia Saúde da Família. Rev Bras Enferm. 65(6): 1026-9.
17. Brasil. Ministério da Saúde. Ações e Programas. Programa Saúde na Escola (PSE), Brasília: DF; 2007.
18. Brasil EGM, Silva RM, Silva MRF, Rodrigues DP, Queiroz MVO. Promoção da saúde de adolescentes e Programa Saúde na Escola: complexidade a articulação saúde e educação. Rev Esc Enferm USP. 2017; 51:e03276.
19. Bolsanelo D. Educação somática: o corpo enquanto experiência. Motriz:J Phys. Ed. 2005; 11(2): 99-106.
20. Costa FS, Santos AM, Rodrigues JP. A Educação Somática como Perspectiva Inclusiva nas Aulas de Educação Física Escolar. Rev Bras Estud Presença. 2019; 9(1):e79769.
21. González-Galvez N, Poyatos MC, Pardo PJM, Vale RGS, Feito Y. Effects of a Pilates school programo n hamstrings flexibility o adolescents. Rev Bras Med Esporte. 2015; 21(4):302-307.
22. Niaradi FSL, Niaradi MFSL, Gasparetto MERF. Effect of Eutonia, Holistic Gymnastics, and Pilates on body posture for pre-adolescent girls: Randomized clinical trial. J. Bodyw. Mov. Ther. 2022; 30:226-236.
23. Niaradi FSL, Niaradi MFSL, Gasparetto MERF. Eutonia, Ginástica Holística e Pilates na Qualidade de Vida de meninas pré-adolescentes: ensaio clínico randomizado. Motricidade. 2022; 18(1).
24. Gil AC. Métodos e técnicas e pesquisa social. 6ª ed.3 Reimpressão. São Paulo. Atlas.2010.
25. Ferreira IRC, Moysés SJ, França BHS, Carvalho ML, Moysés ST. Percepções de gestores locais sobre a intersetorialidade no Programa Saúde na Escola. Rev Bras Educ. 2014;19(56):61-76.
26. Carvalho FFB. A saúde vai à escola: a promoção da saúde em práticas pedagógicas. Fies Revista de Saúde Coletiva. 2015; 25(4): 1207-1227.
Publicado
2022-10-25
Seção
Experience report
Declaro que os conteúdos apresentados nos artigos e demais trabalhos são de minha autoria e tenho total responsabilidade sobre os mesmos, os quais estou cedendo os direitos autorais à Revista Saúde e Meio Ambiente, para fins de divulgação científica em qualquer meio disponível.